CAPA DO MÊS:
VANESSA GÓIS
EXEMPLO DE EMPREENDEDORISMO E VITÓRIA
por: SÉRGIO OLIVER
“Empreender no Brasil não é uma tarefa fácil!” – essa frase nunca intimidou Vanessa Góis. Em nenhum momento, a nossa entrevistada pensou em desistir do sonho de ter seu próprio negócio. Durante muito tempo, trabalhou na área da beleza, até que, durante a pandemia, resolveu investir no ramo da perfumaria. Em pouco tempo, seu site se tornou uma referência em vendas de perfumes árabes. Para alcançar seu crescimento nesse setor, ela foi buscar conhecimento através de viagens para os Emirados Árabes e para Europa como forma de oferecer para seus consumidores produtos de excelentes quantidades e um atendimento super personalizado.
Qual era a sua relação com os perfumes antes de trabalhar nesse setor?
Antes de entrar para o mundo da perfumaria, eu atuava no ramo da estética, que sempre foi uma paixão para mim. Sou muito vaidosa e sempre tive uma forte conexão com o universo dos cosméticos e perfumes. A beleza e o bem-estar sempre fizeram parte da minha vida e, de certa forma, trabalhar com perfumes foi uma extensão natural dessa paixão.
Em que momento da sua vida, você resolveu trabalhar com perfumes e por quê?
A decisão veio em um momento de transição. Tinha acabado de me mudar de Rondônia para o Mato Grosso do Sul, acompanhando meu esposo, Everton Góis, que já era empresário no ramo de confecções, cama, mesa e banho. A logística em MS era mais centralizada, o que facilitava nosso trabalho.
Mesmo com o sonho de abrir meu próprio centro de estética, logo após a mudança, engravidei do meu primeiro filho e me dediquei inteiramente à maternidade. Quando ele tinha 8 meses, senti a necessidade de voltar ao mercado e foi então que tive a ideia de vender perfumes, um negócio que me permitia conciliar a maternidade com a minha paixão pelo trabalho. Comecei com vendas no varejo, home office, e as coisas foram crescendo a partir daí.
Como se deu a escolha do nome de sua empresa, a TOP Parfum?
O nome surgiu como uma extensão das empresas que já faziam parte da história do meu esposo, todas com a identidade “Top”, como a Top Fios, Top Lingerie, Top Enxoval e Grupo Top. Eu fui a primeira mulher da família a empreender e, mesmo abrindo um negócio em um segmento totalmente diferente, quis manter essa tradição e honra familiar. Assim nasceu a Top Parfum, uma marca que carrega não só o legado familiar, mas também a minha paixão e dedicação.
Como é feita a curadoria dos perfumes? Você participa de todas as escolhas?
Sim, eu participo ativamente de todo o processo de curadoria junto com meu time. Nós avaliamos uma série de fatores antes de trazer qualquer produto para nossa loja: aceitação do público, faixa etária, qualidade, custo-benefício e, claro, o perfil do nosso cliente. Cada detalhe é analisado para garantir que ofereçamos produtos que realmente agreguem valor à experiência dos nossos consumidores.
A Top Parfum vem crescendo muito como o maior canal de vendas de perfumes árabes do país. Como você vê todo esse crescimento e qual seria o diferencial da sua empresa que tem conquistado os consumidores?
Desde o início, o nosso foco sempre foi um atendimento altamente personalizado e humanizado. Nós colocamos o cliente no centro de tudo, ouvindo suas necessidades e criando estratégias para resolver suas dores. A agilidade na entrega e a qualidade no atendimento sempre foram prioridades. Além disso, temos uma central de relacionamento que busca evitar qualquer contratempo, sempre ouvindo nossos clientes e oferecendo soluções. Acredito que essa combinação de prontidão, atenção e cuidado faz toda a diferença e é o que tem impulsionado nosso crescimento no mercado.
Existem outros canais de vendas, além do e-commerce? A Top Parfum tem loja física?
Sim! Temos uma loja física em Santa Cruz do Capibaribe, localizada no prestigiado centro atacadista “Moda Center”, sob o nome Império das Miniaturas. Além disso, estamos expandindo! Temos projetos em andamento para abrir lojas físicas tanto em São Paulo quanto no Mato Grosso do Sul, o que reforça nosso compromisso em estar cada vez mais próximos de nossos clientes.
A top Parfum trabalha com revenda. Explique para os nossos leitores interessados como é essa logística?
Começamos atendendo exclusivamente lojistas, mas decidimos evoluir nossa estratégia para oferecer a compra no atacado com condições acessíveis, a partir de 10 itens variados. Isso possibilita que sacoleiras e revendedoras, que sempre acreditamos serem peças-chaves para o empreendedorismo local, possam começar seu próprio negócio e alcançar a tão sonhada independência financeira. Hoje, contamos com uma rede de mais de 30 mil revendedoras, que cresce a cada dia!
Além do atendimento personalizado e da qualidade dos produtos, você acredita que os influenciadores contribuíram para o sucesso da Top Parfum?
Sem dúvida! Considero os influenciadores como parte essencial do nosso time. Eles foram fundamentais para alavancar nossa marca, especialmente após decidirmos abrir o e-commerce para o varejo. Graças a eles, nossa visibilidade cresceu exponencialmente e isso contribuiu diretamente para o nosso sucesso.
Você considera os perfumes uma forte arma de sedução? Se a resposta for positiva, por quê?
Sem sombra de dúvidas! O perfume é uma poderosa ferramenta para expressar quem somos e como queremos ser percebidos. Ele complementa nossa personalidade, e a sedução é, sem dúvida, uma das muitas formas de se posicionar no mundo através da fragrância certa.
Como você vê a Top Parfum daqui um ano? O que poderia nos revelar de novidades que vem por aí?
Estamos trabalhando em diversos projetos ambiciosos! Planejamos abrir novas distribuidoras, o que vai otimizar ainda mais a logística para nossos clientes. Além disso, vamos expandir nosso portfólio de produtos, abrangendo ainda mais perfumes e cosméticos, tanto nacionais quanto internacionais. E, claro, temos outras surpresas incríveis que serão reveladas no momento certo – fiquem de olho!
Fotos: David Fagundes
Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
Supervisão de texto: André Terto
Design e diagramação: Danni Chris