CAPA DO MÊS ESPECIAL: 
PROFISSIONAIS NA PERFUMARIA
Scens Fragrances
por: Sergio Oliver

Esta edição foi criada para inspirar os apaixonados pelo universo dos perfumes e que pretendem ingressar profissionalmente nesse setor, de forma que possam conhecer as diversas áreas que trabalham em conjunto com um perfumista: uma super equipe que faz a mágica da criação de um perfume acontecer! Nessa primeira de uma série de edições especiais, trazemos três entrevistas exclusivas com grandes profissionais da Scens Fragrances, uma casa de fragrâncias nacional. Sua carreira profissional pode estar aqui!

Olá, Ariane. Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional e como se tornou uma técnica de laboratório em uma casa de fragrância.

Eu escolhi a química ainda no ensino médio. Era a única matéria que me interessava. Fiz um curso técnico onde tive certeza de que esse era o meu caminho e depois fui para a faculdade de Engenharia Química.

Eu conheci a perfumaria através do Cleber Bozzi, quando um amigo me indicou para ser assistente dele na Takasago. No dia da entrevista, o Cleber me contou toda a sua história e experiência. Nesse dia mesmo, eu já sai apaixonada pela perfumaria.

Trabalhei cinco anos na Takasago, no laboratório de criação, onde adquiri grandes experiências e tive contato com as matérias-primas para formulação das criações.

Dali, eu fui para a Natura, onde fui assistente de perfumista. Uma experiência única, que me permitiu contato com muita tecnologia, fornecedores e o universo da pesquisa e desenvolvimento.

Após a Natura, eu cheguei a lecionar até descobrir que o Cleber havia aberto sua própria Casa de Fragrâncias.

Hoje estou na Scens, com dois perfumistas extremamente qualificados e com uma bagagem ampla de conhecimentos. Eu me sinto muito segura e muito grata por poder trabalhar com tranquilidade e paixão, consciente de que os desafios não param.

 

Na Scen, percebo que os funcionários são escolhidos a dedo. Aqui, eles valorizam e destacam o melhor de cada um e o espírito de equipe também é muito forte. Isso é muito acolhedor!

Posso dizer que hoje me sinto em casa.

Poderia explicar para nossos leitores como funciona o seu trabalho?

Meu trabalho é 3 em 1: Criação, Aplicação e Análise.

Na criação é onde a mágica acontece, é a receita do bolo! O perfumista elabora a fórmula e eu faço a pesagem. Tudo é feito de forma minuciosa, com muita atenção e delicadeza, para depois ser aplicado na base solicitada: creme, perfume, sabonete, shampoo, etc. Também é preciso conhecer bem as matérias-primas para analisar e validar os cheiros e validar os documentos.

Qual conselho você daria para quem deseja se tornar um técnico de laboratório na perfumaria?
De início, o curso técnico de química, pois você passará a conhecer os insumos, e aprender a manusear corretamente os equipamentos. Continue pesquisando e aprendendo, leia a respeito, seja curioso: isso o levará a grandes experiências.

Olá, Alexandre. Conte para os leitores da Revista Olfato como foi a sua trajetória profissional e como foi a transição para o universo da perfumaria.

“Fazer o que ama não é trabalho, é diversão!”

Gosto muito desse ditado. Não consigo pensar nas coisas que fiz antes de entrar neste mundo mágico. Estar empregado na segunda maior empresa do Brasil, a Petrobras Distribuidora, que somente perde para Petrobras por mais de 17 anos, sempre participando de implantação de grandes redes de posto e lojas varejos ou de projetos de energia no Brasil afora, fora algo desafiador, mas não engrandecedor para alma.

Tive até experiência em outras multinacionais como Shel, Agip do Brasil. Porém, o primeiro contato com o mundo de perfumaria e ingredientes para indústria de cosméticos vieram através do visionário Ulisses Sabará, que, na ocasião ainda era proprietário da Beraca Sabará, hoje pertencente à Clariant Group Company. Isso já faz um tempo – foi em 1999. Sempre me encantava aquele homem de origem humilde negociando com empresas como Natura e Boticário, e sabia que ali não se negociava apenas uma matéria-prima, mas tinha muito mais, e esse muito vinha dos brilhos dos olhos daquele homem por saber que ele estava vendendo algo que se tornaria em sonho de beleza e bem-estar para muitas pessoas .

 

Claro, a vida deu voltas, morei no Rio de Janeiro pela Petrobras, me multipliquei, tive dois filhos lindos e as responsabilidades muitas vezes adiam sonhos, mas também nos dão alicerces para voos maiores e podermos ser felizes.

Em 2019, tomei a decisão de deixar minha vida tranquila e sem grandes emoções de uma pessoa concursada e apostei no sonho de dois perfumistas, que também resolveram ficar loucos e viraram empresários neste país.

Como é trabalhar como Gerente de Vendas em uma casa de fragrância e como funciona essa função?
Minha contribuição neste grupo é multiplicar e apoiar os negócios da nossa equipe de vendas. Temos um estilo muito diferente de trabalho das grandes empresas: aqui acreditamos em meritocracia, e quando isso não é so no bla bla blá, funciona muito bem. Nossa equipe de vendas é formada por três profissionais escolhidos a dedo no mercado e sabem que a nomenclatura somente serve como nomenclatura para um antigo sistema que ainda não nos convencemos que deve ser mudado (risos). Nossa empresa tem a filosofia de que o gerente de vendas é um facilitador para fazermos mais negócios. Como toda casa de fragrâncias, nossa sobrevivência vem da manutenção de projetos e nossa luta diária é trazer os melhores projetos.

Qual conselho você daria para quem deseja se tornar um gerente comercial do universo dos perfumes?

Nunca deixe de estudar. O estudo é a única coisa que tira e tirará essa nação da síndrome de vira-latas. Hoje gosto de pensar que se um profissional que vendeu comodities a vida toda, consegue ter sucesso no mundo mágico da perfumaria , sem saber ( e continuo aprendendo todo dia) nada, nada é impossível. Agradeço sempre pelos meus mentores Cleber Bozzi e Luiz Paulo Natividade por acreditarem e terem tido a paciência de me ensinarem. Mas para seres iluminados que vieram para transformar esse mundo em algo melhor, tenho certeza que para eles nunca será um esforço.

Um beijo enorme no coração.

Olá, Maria. Fale-nos um pouco sobre a sua trajetória profissional e como começou sua carreira na perfumaria?

A minha trajetória começou na Symrise, em Marketing de Home Care, onde conheci e me encantei pela perfumaria. Aprendi muito sobre esse mercado, e também a mapear e antever as tendências, acompanhar os principais movimentos da categoria, aprendi sobre inteligência de mercado, insights de consumidores, a identificar oportunidades, criar produtos, marcas e um pouco de design.

Depois, fiquei um tempo no time de avaliação e desenvolvimento de fragrâncias, responsável por apresentações, kpi’s, sistema, pirâmides olfativas e suporte para avaliações de fragrâncias. Foi uma experiência completa, que hoje soma muito.

Após sete anos, eu fui para o marketing digital, no ecommerce da Editora Abril. Ali aprendi muito sobre campanhas, análises, vendas, mídias sociais, google, seo, sites, gestão de budget, entre outras coisas. A Abril foi uma escola muito especial e importante na minha vida profissional por quatro anos, mas a minha paixão nunca deixou de ser a perfumaria.

Sai da Abril, pois me mudei para o Paraná, agora estou de volta. Já em Vinhedo, eu descobri a Scens Fragrances e sempre que passava na frente, pois era caminho para levar a minha filha para a escola, sentia aquele cheirinho característico de Casa de Fragrâncias na rua que me dava uma nostalgia e uma sensação muito boa – todas as vezes eu pensava: “quero trabalhar nesse lugar”.

Vi que eles não tinham marketing, então não sabia com quem falar, até que com incentivo de uma pessoa muito bacana, resolvi mandar mensagem para o Cleber Bozzi no LinkedIn, conversamos e fui conhecer a Scens. Foi amor à primeira vista!

A empresa é jovem, mas os perfumistas tem uma jornada extraordinária na perfumaria e um jeito muito humano de conduzir a empresa.

Outro diferencial da Scens é que o trabalho é feito em conjunto com os perfumistas, uma conexão muito importante para o desenvolvimento da parte de marketing dos projetos.

Aqui o trabalho é intenso e cheio de responsabilidade, mas é feito com um clima leve e descontraído.

Como é trabalhar com marketing em uma casa de fragrância e como funciona essa função?

Brinco que é o fantástico mundo das fragrâncias, porque para quem gosta, estudar e pesquisar esse mercado é maravilhoso, um universo infinito de possibilidades.

Desde o piso até a fragrância mais fina, tudo exige muito estudo, pesquisa, testes e análises, tanto do produto, como do público alvo e do mercado. Isso tudo deve gerar soluções e inovações para os clientes e para a empresa.

Aqui uso muito a minha experiência de marketing digital também, ajuda a antever as próximas tendências de mercado. Tem muitos dados e análises do meio online que traduzem os desejos e intensões dos consumidores, e que nos mostram caminhos diferenciados.

A função é um misto de muita análise e muita criatividade, um não anda sem o outro.

Fotos: Marketing Scens Fragrances
Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
Supervisão de texto: André Terto
Arte gráfica e diagramação: Danni Chris