CAPA DO MÊS ESPECIAL: 
PROFISSIONAIS NA PERFUMARIA
Dierberger Fragrances
por: Sergio Oliver

Para inspirá-los, nossos leitores, na escolha de um caminho profissional nesse universo da perfumaria que tanto amamos trazemos três entrevistas exclusivas com grandes profissionais da casa de fragrâncias Dierberger, que contam tudo sobre suas trajetórias. Com certeza uma leitura inspiradora!

Marie, conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional e como se tornou uma Avaliadora Olfativa?
Eu sou farmacêutica, me formei em Paris e sempre fui apaixonada por perfumes.

Quando ingressei na indústria de fragrâncias, descobri o mundo das matérias-primas naturais e sintéticas, primeiro no controle de qualidade e, depois, no Laboratório de Aplicação de Perfumaria onde tive contato com todos os segmentos: Fine Fragrance, Personal care e Home care.

A proximidade com os perfumistas foi o que permitiu aprofundar diariamente a minha memória olfativa.

A combinação “desenvolvimento técnico de projetos e conhecimento olfativo” me levou de forma natural à “Avaliadora Olfativa”, me tornando “guia olfativa” no desenvolvimento e criação de fragrâncias para projetos específicos.

Conte para os nossos leitores qual é exatamente a função de um Avaliador Olfativo dentro de uma casa de fragrâncias?
Quando recebemos um projeto ou “briefing” do cliente, meu trabalho é selecionar caminhos olfativos que se adequem a essa solicitação, direcionando assim o trabalho de criação dos perfumistas. Uma vez que os perfumistas tenham sido “brifados”, isso é, estejam de posse daquilo que o nosso cliente deseja, eu acompanho olfativamente as suas criações, avaliando qualitativamente e também quanto à performance: notas de saída, corpo e fundo. No final desse processo, sou responsável pela seleção criteriosa das melhores opções a serem submetidas para o cliente.

Há quanto tempo você trabalha na Dierberger e o que mais a fascina nessa profissão?
Eu estou trabalhando na Dierberger há seis anos. O que mais me fascina é poder, todo dia, avaliar combinações olfativas criativas e originais, descobrir novas fragrâncias e, principalmente, estar permanentemente em contato com matérias-primas e perfumes que sempre despertam uma emoção. Isso para mim é maravilhoso!

Que conselho você daria para quem deseja se tornar um Avaliador Olfativo?
Avalie tudo ao seu redor, ambientes, natureza, temperos, pessoas e fique atento à sensação que esses odores transmitem: alegria, tristeza, sofisticação, nojo… Aprenda a amar o desconhecido e estranho, porque um toque esquisito pode fazer uma grande diferença na criação de um perfume.

Adelino, conte para os nossos leitores como foi o seu início nesse universo da perfumaria?
Eu comecei minha carreira profissional em 1989, sempre na área química, vendendo matéria-prima para vários setores, inclusive na indústria de fragrâncias. Em 2000, comecei a trabalhar como Executivo de Contas vendendo fragrâncias e, um certo dia, resolvi enviar meu currículo para esse setor, sendo logo chamado para uma entrevista. Como já tinha experiência na venda de produtos químicos e conhecimento de vários clientes, isso ajudou muito. A partir desse momento, surgiu uma paixão, que virou um casamento. Trabalhar nesse segmento é fantástico e difícil explicar. Todo dia é um dia diferente, a fragrância é uma arte e comercializar esse produto é fazer parte do produto dos nossos clientes.

O que faz exatamente um Diretor Comercial de uma casa de fragrâncias?
O Diretor Comercial é responsável pelas estratégias e objetivos do negócio, lidera todo o time de vendas, direcionando e acompanhando o atendimento aos clientes.

Qual conselho você daria para quem deseja se tornar Diretor Comercial de uma casa de fragrâncias e quais são os primeiros passos?
Eu acredito muito em trabalho e oportunidades. Acredito que o caminho é gostar do que faz, começar como Assistente de Vendas, Gerente de Contas, Gerente Comercial e finalizar na Diretoria.

O caminho é longo e exige muita determinação. Não é fácil e, a cada degrau, vai aumentando a responsabilidade e cobrança. Tem que ter muita paixão!

Sandra, como foi o seu início profissional?
Eu sempre fui uma apaixonada por cosméticos e perfumes desde muito pequena.

Meu pai trabalhava na área e sempre o acompanhei em feiras e eventos do setor. Lembro-me de fazer cursos de perfumaria e feiras de ciências, ainda no ensino médio, sobre o tema. Fazíamos perfumes juntos e eu vendia para minhas colegas na escola! Movida por essa paixão, fui fazer graduação em Farmácia para trabalhar na indústria.

Meu primeiro trabalho, ainda no primeiro ano de faculdade, foi no escritório de Marketing e Design da Renata Ashcar. Foi lá que meu interesse por markeitng começou a aflorar. Na sequência, me interessei por casas de fragrâncias e fui atrás de uma para trabalhar. Foi nesse momento que me encantei pelo mundo das fragrâncias e nunca mais sai! Depois da faculdade, fiz pós em Marketing e, logo na sequência, em gestão de marcas de luxo, pois entendi que os perfumes, assim como as fragrâncias e todos os produtos que as cercam, precisam ser tratadas com carinho e cuidado, como um produto de luxo!

Você já trabalhou com Marketing e hoje é Gerente de Novos Negócios. Como funciona esse cargo dentro de uma casa de fragrâncias?
Fiquei 20 anos cuidando de marketing entre duas casas de fragrâncias, fazendo estudo de mercado, tendências, eventos, mídia, interface com a área técnica para desenvolvimento de novos produtos e conceitos e, principalmente, apresentações diversas para clientes.

 

Essa experiência me proporcionou uma bagagem enorme de conhecimento de mercado, como treinamento olfativo, visualização de tendências, “gaps” nas linhas de clientes e muito contato com clientes, além de, claro, entender todo o funcionamento de uma casa de fragrância e do mercado em que ela se aplica.

Essa bagagem me proporcionou um grande contato com clientes. Agora, nesse novo cargo, continuo fazendo tudo isso, só que focada em trazer novos negócios ou clientes com quem ainda não atuamos para a empresa.

Toda a experiência anterior ajuda aos novos desenvolvimentos de negócios.

Que conselho você daria para quem deseja se tornar um(a) profissional de marketing ou gerente de novos negócios de uma casa de fragrâncias?
No mercado de fragrâncias, na minha opinião, é muito importante a sensibilidade, a história do produto e das marcas e, acima de tudo, conhecer o desejo do consumidor.

Uma formação em Marketig ou Técnica sempre ajuda, mas muito se deve ao interesse e aprofundamento do profissional.

Então, meu conselho fica sendo: seja um curioso, apaixonado, atualize-se sempre e nunca desista!

Fotos: divulgação Dierberger Fragrances
Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
Supervisão de texto: André Terto
Arte gráfica e diagramação: Danni Chris