CAPA DO MÊS ESPECIAL:
PROFISSIONAIS NA PERFUMARIA
por: Sergio Oliver

Estamos de volta com essa série de edições que homenageiam as diversas profissões que fazem parte da engrenagem do universo da perfumaria. Iniciaremos essa série com três histórias incríveis.

Gisele Maletta, uma perfumista botânica, revela sua essência através das fragrâncias; Erika Fernandes conta tudo sobre como é ser influencer digital exclusiva de uma loja, e John Ribeiro e Vanessa Ribeiro, do Canal Casados e Perfumados são a prova de que o amor e a perfumaria caminham juntos. Três trajetórias inspiradoras para vocês, nossos leitores.

Como foi a trajetória de vocês e como ingressaram na perfumaria?

Vanessa: Coincidentemente, fomos criados na mesma cidade, Paulo Afonso – BA, mas só nos conhecemos já adultos, em Maceió – AL. Tivemos uma infância livre, com contato com a natureza, visitando feira, experimentando frutas do interior, tomando banho de rio… Cada um com um certo apreço pela perfumaria desde criança e colecionando memórias olfativas. Estudamos, sonhamos e traçamos caminhos profissionais.

Cursei Direito e sonhava em passar em um concurso público, focando em Tribunais. Nessa fase adulta, nos conhecemos e começamos o namoro no final de 2014. Nessa época, John já era apaixonado por perfumes, tinha alguns, gostava de entender sobre notas e famílias olfativas. Eu sonhava em ter vários perfumes. Era algo muito natural, ao estarmos juntos, conversamos sobre perfumaria; e claro, eu amava o fato de John estar sempre muito bem perfumado.

John sempre foi muito comunicativo, vi nele o potencial para trabalhar com vendas, eu brincava: “agora você para de gastar, para ganhar dinheiro através dos perfumes”. A noiva econômica estava sempre controlando os gastos extras (risos). E assim entramos na perfumaria, John revendendo algumas marcas, eu que era super tímida, ajudava um pouco, pois estava focada na renda extra para o casamento e assim fomos juntando dinheiro para o nosso grande dia e abrindo a mente para novas possibilidades profissionais. Aos poucos, John foi percebendo que entre as atividades que desenvolvia, vender perfumes e dar consultoria aos clientes era o que realmente dava satisfação.

Eu tinha incerteza sobre meu futuro profissional e fui percebendo que a perfumaria era algo que naturalmente me atraía, onde eu investia tempo pesquisando sem me cansar.  Começamos a encarar a perfumaria de forma mais profissional, sempre estudando através de conteúdos gratuitos e posteriormente investindo em cursos profissionais, como Sommelier de Perfumes, da Renata Ashcar e, recentemente, John terminou a formação como Avaliador Olfativo Profissional, pela Paralela Escola Olfativa. O hobby ganhou nosso coração e virou um trabalho prazeroso e com muitos sonhos a serem realizados.

John: Cursei Análise de Sistemas, me especializei. Aqui em Maceió – AL, trabalhei na área como consultor de TI e professor, em paralelo também cursei Direito e pretendia juntar as formações e me especializar em Direito Digital.

A perfumaria era um hobby, algo que tínhamos em comum e nos aproximava ainda mais, gostávamos de conhecer perfumes juntos nas lojas, aos poucos fomos adquirindo mais alguns. Em 2016 decidimos noivar e casar em pouco mais de 1 ano. Precisávamos de renda extra e tínhamos pouco tempo disponível, pois já trabalhávamos durante o dia e eu estava terminando o curso de Direito à noite.

Como surgiu a ideia de ter um canal no YouTube e por que juntos?

John: Em 2019 comecei a criar conteúdo sobre perfumaria em outra página no Instagram, que era dedicada à venda dos perfumes; trazia curiosidades, gravava mini resenhas e surgiu o desejo de ter um canal no Youtube. Inicialmente, pensamos em ser uma forma de divulgar nossas vendas, mas ao desenvolver a ideia, queria que Vanessinha estivesse junto, por ser uma paixão nossa. Com o passar do tempo pensamos que o foco do canal não seria a venda, mas sim o ensino; o compartilhar; criar uma comunidade para conversar sobre o tema.

Vanessa: Confesso que resisti muito, para mim a exposição era muito difícil, gravar um simples stories era incrivelmente desafiador e sempre ia adiando, incentivando que ele iniciasse sozinho. Até que um dia resolvi me desafiar e gravamos um vídeo para o Instagram, no nosso aniversário de 2 anos casados, contando um pouco sobre a história da nossa loja, ligada ao nosso relacionamento, foi bem improvisado, mas as pessoas comentaram bastante, dizendo que gostaram de nos ver falando juntos, falando muita coisa carinhosa e isso de certa forma me fez pensar: será que consigo? Será que ser youtuber é uma boa ideia? A timidez sempre me atrapalhou muito e eu sentia que precisava me desafiar para vencê-la.

O ano de 2020 chegou com todos os seus dolorosos desafios e diante do isolamento e reinvenção profissional, nos dedicamos muito mais aos nossos projetos, tanto nas vendas, como também decidimos iniciar o canal Casados e Perfumados. No dia que completamos 3 anos casados, fizemos tudo, desde a criação da conta, roteiro, gravação (sem cortes, pois ainda não sabíamos editar o vídeo), lançamos, divulgamos e ainda fomos curtir nosso dia, exaustos, mas muito felizes em dar esse passo importante.

Segue link: http://www.youtube.com/@CasadosePerfumados

Os canais que abordam o tema da perfumaria tem crescido muito no YouTube. Com isso, qual o principal fator para fazer a diferença e crescer nesse segmento que ficou tão competitivo?

Ser fiel à nossa essência. Certamente podemos nos inspirar em pessoas ao iniciar, mas a verdade é que as pessoas se conectam com pessoas e não apenas com o nicho. Com o passar do tempo fomos vendo o que fazia sentido para nós, a forma como nos sentíamos mais à vontade para falar e preferimos focar no que poderíamos acrescentar ao nosso público, sempre que possível ensinando algo, trazendo uma reflexão. Aos poucos o público foi dando feedback, muitos revendedores nos agradecem porque os ensinamos sobre os lançamentos de perfumaria e como não focamos em vender nossos próprios produtos no canal, eles podem compartilhar nossos vídeos com seus clientes. Recebemos muitas mensagens lindas e isso é o que toca nosso coração, saber que podemos ensinar e com aquilo que amamos fazer, podemos ajudar outras pessoas a crescerem em seus trabalhos. Não estamos focados em fazer o que todos fazem, nem gravar sobre todos os temas da moda, seguimos os nossos corações, a missão e aos poucos nosso público-alvo vai chegando e ficando.

Qual a fragrância que vocês gostam de sentir um no outro e por quê?

Na verdade, achamos que essa foi a pergunta mais difícil (risos), praticamente todo dia a gente está cheirando alguma coisa nova e, ultimamente, com essa quantidade enorme de lançamentos, é difícil escolher. Então vamos pensar em caminhos olfativos, eu John, gosto de sentir em Vanessinha, perfumes florais com facetas mais ambaradas, como exemplo temos o L’eau de Lily Soleil, da marca O Boticário, ou seja, perfumes nesse estilo nos agradam bastante. Eu, Vanessa, amo quando John usa perfumes amadeirados ambarados, um lançamento recente que amei sentir nele foi o Club 6 Intenso, da Eudora. Uma marca de perfumes importados que amamos é Carolina Herrera, em especial, amamos sentir alguns da linha 212 um no outro.

O que acontece quando a opinião de um de vocês é diferente a respeito de uma fragrância e tem que ser feita uma resenha, como se resolve esta questão?

Entendemos que o contato com um perfume é uma experiência muito pessoal, traz referências de cada um, memórias, além de que em cada pele o perfume pode reagir de forma distinta. Não desconsideramos a percepção do outro, pelo contrário, expomos nos vídeos quando acontece, porque assim também ensinamos que não existe uma verdade absoluta ou uma forma taxativa de avaliar uma fragrância. O que uma pessoa considera perfume doce, outra pode ver apenas como frutal e de certa forma ambas estão certas, cada uma ressaltou o ponto que mais chamou sua atenção. No geral, concordamos com as percepções do outro, acrescentamos, é uma experiência divertida e que nos aproxima, mas quando divergimos, respeitamos e não escondemos.

Qual o conselho que vocês dariam para quem gostaria de ingressar hoje nesse universo da perfumaria no YouTube?

A plataforma Youtube é excelente, você consegue todo o suporte, dados, relatórios, algumas estratégias para crescimento etc. Com o tempo começa a ser remunerado e tem um ótimo espaço para compartilhar ideias e crescer. Mas precisamos estudar constantemente, pois a plataforma sempre se atualiza, o que funcionava há 10, 5, 2 anos, já não funciona mais. Por mais que a gente queira dar “a nossa cara” ao canal, precisamos estar atentos ao que funciona e sempre que necessário, mudar a forma de trabalhar. Estudar sobre Youtube, sobre comunicação, postura e sobre perfumaria é fundamental e tão importante quanto saber o que te motiva a realizar esse trabalho, que não é tão fácil como parece. Se tiver estudo e paixão, trabalhar no Youtube é uma ótima ideia e nunca é tarde para começar.

Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória na perfumaria. Estamos interessados em saber como tudo começou.

No começo, eu não conhecia a fundo sobre o universo da perfumaria, sabia somente o básico, como consumidora, mas com o tempo percebi que era bem mais do que imaginei, é algo gigante, um mundo de possibilidades tanto para trabalho quanto tudo que envolve a produção de um perfume, e isso é perfeito para mim, pois consigo criar conteúdos dos mais diversos.

Hoje, você se tornou uma influencer exclusiva da loja Vida Perfumada. Como funciona o seu trabalho?

Antes de tudo, é bem legal e divertido o que eu faço, mas o meu trabalho em si funciona em duas etapas, a primeira é dar suporte ao atendimento on-line, juntamente com a Raiany – supervisora do setor -, pois enviamos para todo o Brasil e a outra é como influenciadora da loja, fazendo a divulgação dos produtos, trazendo informações sobre o universo da perfumaria e dicas para os revendedores.

Como é criar conteúdo todos os dias e quais são as suas inspirações?

Criar o conteúdo é a parte mais demorada, pois é preciso reunir fontes seguras de livros, sites e revistas, como a Revista Olfato que considero uma ótima fonte de conhecimento e curiosidade. Além disso, também preciso contar que tenho uma ajudinha dos seguidores da nossa página, que são ótimos e me ajudam nessa missão, e todo esse processo é justamente o que gera as minhas inspirações.

Qual o conselho você daria para quem deseja se tornar uma consultora de fragrâncias e influencer digital?

Um conselho que me ajudou muito nessa minha trajetória é ouvir. As pessoas gostam de falar, tanto as que irão trabalhar com você quanto os seguidores/clientes que irá conquistar, e disso, você pode começar a pesquisar e ler sobre essas informações, dúvidas e curiosidades, e assim criar um conteúdo baseado nessas pesquisas.

Ahh! Quase me esqueço, é bom lembrar que os principais conteúdos que são consumidos nas plataformas digitais fazem parte do entretenimento, então se puder inserir seus conteúdos dentro das atualidades, sempre se adequando ao seu perfil pessoal ou empresarial, é uma boa dica para gerar bons conteúdos e temas que as pessoas irão querer consumir.

De onde vem a sua paixão pelos perfumes?

Minha paixão pelos perfumes tem raízes profundas na minha infância. Cresci rodeada pelas plantas da floricultura de minha mãe em Belo Horizonte, onde os aromas me fascinavam. O jasmim, as rosas, a flor de laranjeira e o alecrim, cada um com seu aroma distinto, são lembranças olfativas vívidas que me remetem a esse tempo. Esses cheiros não só despertam memórias queridas, mas também ilustram o incrível poder da nossa memória olfativa.

Antes de se tornar uma perfumista botânica, qual era a sua profissão e em que momento   descobriu que queria trabalhar com perfumes?

Antes de me dedicar à perfumaria, atuei como administradora de empresas e terapeuta integrativa. Durante esse tempo, também fui sócia de uma farmácia de manipulação e de um instituto de ensino na área de saúde. Durante este período, realizei inúmeras viagens à China, onde estudei acupuntura e farmacologia chinesa, disciplinas que foram fundamentais para desenvolver minha compreensão sobre plantas, tanto a nível terapêutico quanto aromático. Foi essa jornada que despertou em mim o interesse para a perfumaria botânica, mas que ficou adormecida por algum tempo… durante uma fase de transição pessoal e profissional, decidi me dedicar inteiramente a esse sonho, iniciando meus estudos e práticas na área da perfumaria natural.

E assim iniciei uma nova história na arte da perfumaria natural, que foi o ponto de mutação e de integração entre os meus conhecimentos das medicinas ancestrais com a perfumaria natural.

Você tem uma marca de perfumaria botânica, a Kyphi. Conte-nos um pouco sobre seu portfólio de produtos.

A Kyphi – Botica do Perfume é um projeto nascido do meu amor pela perfumaria artesanal e pela riqueza das tradições ancestrais. Inspirada na origem dos perfumes, a Kyphi leva o nome do primeiro perfume registrado na história, originário do antigo Egito.

Meu portfólio inclui criações únicas, como a Linha Cacao Love Parfum; Volare Colônia; Attar, perfumes em óleo e Perfumes Sólidos, além da Linha Kyphi – Perfume dos Deuses, uma releitura em que conto a história do primeiro perfume bem como a sua evolução no tempo.

Em cada perfume de minha criação busco não apenas encantar os sentidos, mas também conectar cada pessoa com a natureza, o divino e a própria essência.

Além das criações próprias, você também desenvolve fragrâncias exclusivas. Como funciona esse serviço?

Ofereço um serviço personalizado para criar fragrâncias exclusivas. O processo começa com uma consulta detalhada, em que exploro as memórias e preferências olfativas do cliente. A partir daí, desenvolvo um briefing que me direciona na seleção das notas olfativas interagindo dentro do contexto que o cliente deseja com seu perfume. O processo de criação leva de 30 a 40 dias, resultando em uma fragrância única que reflete a individualidade de cada pessoa.

De onde você busca inspiração na hora de criar uma fragrância?

Encontro inspiração em diversos lugares: na natureza, em viagens, em obras de arte, na música, histórias e em momentos especiais. Mas, acima de tudo, minha maior fonte de inspiração é o respeito pela liberdade individual de sentir e ser. As emoções e histórias de cada pessoa são os elementos-chave que me guiam na criação de perfumes com alma.

Qual conselho você daria para quem deseja se tornar um perfumista botânico?

Para quem aspira a ser um perfumista botânico, aconselho ter um amor genuíno por plantas e perfumes. Desenvolver uma percepção aguçada dos aromas é crucial, assim como buscar conhecimento através de cursos especializados e referências na área. É importante pesquisar sobre fornecedores de matérias-primas naturais e confiáveis, e não ter medo de experimentar e aprender com os erros. Estudar e praticar constantemente é essencial para crescer na profissão.

Fotos Casados e Perfumados: Myrella Cavalcante
Fotos Erika Fernandes: Igor Assis
Fotos Gisele Maletta: Acervo pessoal
Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
Supervisão de texto: André Terto
Arte gráfica e diagramação: Danni Chris