CAPA DO MÊS:
PATRÍCIA POETA
Um encontro especial com a perfumaria
por: Sérgio Oliver

No mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, trazemos nessa entrevista exclusiva uma representante à altura das mulheres: Patrícia Poeta, uma grande profissional do jornalismo brasileiro.

Neste bate-papo perfumado, ela nos conta sobre a sua trajetória na TV Globo e esse momento especial da sua vida, em que apresenta um programa diário na televisão todas as manhãs. Também saberemos tudo sobre sua colab com a Giverny, assinando a sua primeira linha de perfumes.

Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional.
Eu comecei a trabalhar em 1998, ainda no Rio Grande do Sul e depois vim para São Paulo. Eu passei por todas as fases do jornalismo: fiz reportagem de rua, previsão do tempo, correspondente em NY, enfim, sempre fui uma jornalista raiz. Com o fruto desse trabalho e também de uma conexão com o público, foram aparecendo novas oportunidades na apresentação. Fico muito feliz de saber que essas chances sempre vieram por escolhas do próprio público. Foi assim que entrei no Fantástico, Jornal Nacional e por aí vai… Fico muito feliz por existir essa sinergia e carinho do público comigo.

Atualmente, você é apresentadora do programa Encontro nas manhãs diárias na Rede Globo de Televisão. Sempre foi seu desejo ter um programa só seu? Como está sendo essa experiência?
Eu sou uma profissional que vai assimilando as novas oportunidades que aparecem e, muitas vezes, elas vem de um pedido do público, então, dou o meu melhor, seja no jornalismo ou no entretenimento. Ser a comunicadora do Encontro é um grande prazer, porque me dá a oportunidade de trabalhar com o factual, poder dar espaço e voz a pessoas que precisam falar de suas situações. Mas, ao mesmo tempo, conseguimos deixar o começo da manhã mais leve, com música, bate-papo e, principalmente, a participação do público. Conseguimos implantar um novo DNA no programa e a audiência mostra que tem dado certo. Já batemos recordes atrás de recordes. Posso falar para vocês com toda a certeza que tem sido o melhor momento da minha vida. Tenho curtido muito!

Como surgiu a ideia de assinar uma linha de perfumes?
Na realidade tenho a minha marca – a PPOETA – que é focada em produtos de moda e beleza feminina. Perfume é um item clássico que a grande maioria das grifes internacionais têm no seu portfólio de produtos. Foi um caminho natural ter uma fragrância dentro do nosso portfólio.

Perfume é super importante até pela personalização. O perfume tem a vantagem de ser um produto atemporal e com vida útil longa: ele independe de estação do ano, de tendências de moda e outras variantes. Ele vai estar sempre presente difundindo, fixando e fidelizando a consumidora.

Você participou de todo o processo de criação dos seus perfumes? Como foi essa experiência?
Sim, participei desde o início: da concepção do projeto – conversamos desde o público alvo, os tipos de fragrâncias, preço final pra consumidora, experimentamos dezenas de fragrâncias desenvolvidas – até chegarmos nas duas eleitas. Estive junto na definição das embalagens, que é outro estudo intenso, dos nomes dos perfumes, da forma de divulgação, da produção das fotos, enfim, um trabalho grande, mas extremamente prazeroso e enriquecedor que desempenhamos junto com a equipe da Giverny.

Essa questão de envolvimento completo com os produtos eu tenho desde sempre, porque se for diferente, não vai ter a minha cara, o meu toque pessoal, pensando sempre nas consumidoras, claro.

Fale-nos um pouco sobre cada um deles. Qual o público alvo das fragrâncias?
Temos dois perfumes lançados: o Belle Fleur para uso de dia e o Nuit Intense para uso noturno.

O Belle Fleur caminhou na família olfativa do Floral. Por ser para o dia, priorizou a refrescância, mas com um toque de sensualidade e sofisticação na sua formulação. Na sua composição, tem patchouli, cedro, jasmim branco e flor de laranjeira, entre outros ativos.

O Nuit Intense teve como família olfativa o lado Oriental. Por ser para a noite, remeteu mais à elegância, mas também contemplou a sensualidade na sua formulação. Na sua composição tem baunilha, benjoim, rosa damascena, peônia, bergamota e pimenta-rosa, entre outros ativos.
Ambos são focados e inspirados na mulher feminina, independente e moderna, que gosta de se cuidar.

Você é do tipo fiel a um perfume usando como sua assinatura ou prefere usar vários para cada momento, de acordo com seu humor no dia?
O perfume fala muito da sua personalidade e da mensagem que você quer passar. Confesso que sou bem tradicional quanto a cheiros, não costumo revezar muito, até porque tendo uma linha e sendo adepta de usar o que vendo, por enquanto estou focadas nos meus. Gosto dessa história da pessoa sentir o cheiro e lembrar de mim, vir recordações à cabeça.

Quando você usa muitos ao mesmo tempo, primeiro que você não cria essa assinatura e, segundo, que você confunde as pessoas quanto à mensagem que quer passar. Perfume é como roupa: você tem que estabelecer seu estilo.

Você considera o perfume como uma forte arma de sedução?
Acredito que mais do que sedução, ele provoca uma assinatura, ou seja, sempre que a pessoa sentir aquele cheiro, vai lembrar de você.

Tem coisa mais sedutora do que você marcar alguém de forma tão sutil quanto pelo aroma?

Acho que a melhor sedução são as sensações que você provoca. E um perfume de qualidade faz isso!

O perfume sempre fez parte da sua rotina de beleza? Qual o segredo para manter a forma?
Não consigo sair de casa sem perfume. É como se fosse um dos acessórios essenciais para eu estar completa…(risos)Como já disse, é a assinatura, a marca de uma pessoa.

Mantenho a forma com exercícios que me dão prazer. Então, quando estou em São Paulo, faço musculação, dança, coisas que tragam definição, mas sem exagero. Já no Rio, eu adoro caminhar à beira-mar… não tem nada mais prazeroso do que estar em contato direto com a natureza.

Você pretende estender a sua linha com outros produtos ou ficará apenas com os perfumes em seu portfólio?
Nós já temos outros produtos e, antes de expandir, fazemos um estudo para entender se aquele ítem conversa com meu público, mesmo.

Não tenho nada só por ter ou para fazer volume. Tudo é baseado em estudos e oportunidades de mercado concretas.

Levei muitos anos para construir um nome de credibilidade, então, antes de lançar qualquer produto, ele precisa passar por um processo criterioso de avaliação também.

Estamos analisando algumas propostas, mas nada que possa abrir de imediato. Sou muito cuidadosa. Participo de toda a etapa de seleção e aprovação da entrada de um novo produto no nosso portfólio.

Fotos: divulgação
Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
Supervisão de texto: André Terto
Arte gráfica e diagramação: Danni Chris