CAPA DO MÊS:
MARINA DE ALCANTARA
ESCREVE MAIS UM CAPÍTULO NA HISTÓRIA DA PERFUMARIA COM A SCENT.BR

por: SÉRGIO OLIVER

Com uma presença forte nas redes sociais, Marina conquistou o coração dos seus seguidores compartilhando sua opinião sincera sobre perfumes. Apesar do seu  jeitinho moleca, ela é muito focada, determinada e super profissional em tudo o que faz. Sua paixão por fragrâncias é tão grande que decidiu se desafiar e criar sua própria marca de perfumes, a SCENT.BR.

O seu primeiro perfume Tropical Kiss se tornou um sucesso de vendas e agora nasce seu segundo, o Eternal Love, que promete surpreender e fazer todos se apaixonarem por ele!

O que a motivou a compartilhar o seu amor pela perfumaria nas redes sociais?

Comecei nas redes sociais com 16 anos, compartilhando dicas de beleza e moda. Sou criadora de conteúdo desde muito nova. Sempre amei a comunicação, tanto que quase cursei jornalismo. Depois de cursar Design de Moda, recém-formada, estava perdida nesse mercado e quase sendo aceita em um estágio onde me perguntaram se eu tinha namorado (risos), pois não teria tempo para relacionamento estando naquela vaga. Lembro que naquela semana, tive uma reflexão com Deus e disse que pararia de criar conteúdo nas redes (eu já estava há 7 anos produzindo sem rentabilidade financeira e aquilo me ocupava muito tempo). Naquela mesma semana, postei meu primeiro vídeo de fragrâncias. Às vezes, eu paro para pensar e nem acredito em como tudo aconteceu. A moda está intimamente conectada à perfumaria e meu amor por cheiros é algo que me acompanha desde criança. Então comecei a produzir vídeos de perfumes. Meu primeiro vídeo, em um dia, bateu 1 milhão de visualizações e depois daquele dia, foi natural, as pessoas me pediam para continuar. Comecei falando muito de perfumaria nacional, enaltecendo o mercado brasileiro e as pessoas amaram aquilo, pois muitas viam com preconceito usar um perfume que não fosse importado, e através dos conteúdos que eu produzia, começaram a olhar para a perfumaria nacional de forma especial, o que me deixa muito feliz de poder ter mostrado a qualidade do que temos no Brasil.

Com certeza o meu amor por comunicação, moda e perfumaria me motivou, mas principalmente o público que chegou até meu perfil fez a grande diferença, eles são muito engajados, trocamos muita informação e isso energiza e traz força para nosso trabalho.

Como foi a experiência de gravar seu primeiro vídeo, e qual foi o perfume resenhado?

O primeiro vídeo foi há aproximadamente 10 anos, e confesso que não me recordo o conteúdo específico, mas o de perfume me lembro como se fosse hoje, foi um vídeo curto falando “perfumes que quando eu uso todo mundo me para na rua para perguntar”, esse vídeo viralizou rapidamente e depois dali comecei a mostrar todos os meus perfumes, na época eu era estudante e tinha 3 (risos), mas foi assim o começo.

Existe algum critério na escolha do perfume que você irá resenhar em suas redes sociais?

Gosto de sempre trazer as novidades e o que o meu público está pedindo. Independente da fragrância, trago minhas percepções e experiência pessoal, claro que sempre com respeito à marca.

Em que momento, você percebeu que suas resenhas tinham conquistado o seu público e que, de fato, se tornou uma influenciadora?

Quando grandes marcas começaram e entrar em contato comigo, lembro que a cada dia eu ficava mais chocada em estar trabalhando com pessoas e falando de produtos que sempre admirei, usei e amei.

Nesse momento, me olhei no espelho e vi uma influenciadora capaz de atingir um grande mercado.

Como surgiu a ideia de criar sua própria empresa para lançar seu primeiro perfume? E qual o motivo pelo qual escolheu o nome SCENT.BR?

Tenho uma alma empreendedora e corajosa, e depois que meu conteúdo fez um perfume de O Boticário ser um dos mais vendidos, e estar há dois anos esgotando frequentemente, percebi minha capacidade e comecei a ter o desejo de criar algo, que representasse a força, a delicadeza e a feminilidade, levando a minha assinatura. Assim nasceu a SCENT.BR, uma marca brasileira, com preço acessível, mas que acima de tudo preza pela alta qualidade e busca entregar saúde e bem-estar para as pessoas. Admiro o mercado da perfumaria, e vi nele lacunas a serem preenchidas. Então, a marca eterniza um momento histórico na minha trajetória de vida, pois ela foi lançada exatamente no dia em que completei meus 25 anos, e é um presente para todas as apaixonadas por perfumes.

Você participa de todo o processo de desenvolvimento de suas fragrâncias? Como é essa experiência?

TOOOODO! (risos) Sou eu que tenho toda a ideia da fragrância, vou atrás de fornecedor, do perfumista, realmente todas as partes são feitas por mim e pelo meu pai. Nada chega pronto até nós, é um processo extremamente complexo e minucioso, onde cada detalhe importa, e eu curto cada etapa do processo, mesmo sendo desafiador por sermos uma empresa nova no mercado e ainda pequena. Mas nós trabalhamos com os mesmos fornecedores das maiores marcas do país, buscando sempre entregar aos nossos clientes um produto final de qualidade, com uma fragrância e frasco diferenciados e especiais. 

Depois do sucesso de Tropical Kiss você lança seu segundo perfume Eternal Love. Qual foi a inspiração para criar essa segunda fragrância?

O beijo tropical de verão se tornou o amor eterno. Eternal Love chega para esquentar corações. A minha inspiração para essa segunda fragrância é um pouco mais sensível. Na verdade, quando me sentei com o perfumista para começarmos a criar a fragrância do zero, contei para ele que minha inspiração era um ser de luz e amor, um irmão que não está mais aqui, um anjo. Por isso o nome Amor Eterno. É uma fragrância que representa o amor incondicional e infinito, e é assim que espero que ele possa tocar os corações. Que as pessoas sintam essa energia eterna, de amor e de luz. Para mim essa fragrância é exatamente isso.

Descreva para os nossos leitores e seus seguidores como são os seus dois perfumes, suas pirâmides olfativas e o que marca a diferença entre eles.

Tropical Kiss é um floral bouquet com notas de saída de pêssego, laranja e maçã. Nas notas de corpo: tem manga doce, jasmim e íris. E notas de fundo tem musk, baunilha e caramelo. O Tropical Kiss é uma fragrância que dá água na boca, muito jovial e frutada. Traz esse ar da mulher conectada com a natureza e energias boas.

Já o Eternal Love é um floral watery com notas de saída de ozônio, lima e coco. Nas notas de corpo: jasmim, cedro, ylang e íris. Nas notas de base temos baunilha, Ambergris e musk.  Eternal Love é uma fragrância para a mulher moderna, que evoluiu, elegante e madura. Super cremosa e lacônica. Também vai dar água na boca, porém de uma forma bem diferente e impactante. 

As duas fragrâncias se complementam, mas representam personalidades e até mulheres diferentes.

Como você mantém a originalidade e autenticidade de suas fragrâncias em um mercado tão competitivo?

Acho que o mercado que também é muito competitivo, está saturado em algumas ideias. Como tenho contato com o público realmente amante de perfumaria, consigo captar as vontades e desejos do consumidor de forma muito direta, acredito que esse seja um ponto positivo da SCENT.BR. Estamos trazendo coisas novas para a perfumaria nacional e mesmo sendo ainda pequenos, acredito que esse é nosso maior diferencial no mercado! Nossas duas fragrâncias lançadas são criadas do zero pelo nosso perfumista, o que as tornam ainda mais especiais. Nossas fragrâncias têm propósito, inspiração, amor.

Qual a filosofia por trás da sua marca de perfumes? O que você quer transmitir com suas fragrâncias? Qual é o seu público-alvo?

Nosso propósito é trazer autoestima, felicidade em cada borrifada, autocuidado para as mulheres brasileiras, levando muita qualidade e cuidado em produtos com um valor acessível. Meu desejo é que as mulheres, ao pegarem um frasco dos nossos perfumes, se sintam especiais e cuidadas, em todo o processo da criação eu me envolvo e coloco muito amor, sinto que isso chega até elas. Para que, quando elas olhem para o frasco do Tropical Kiss ou do Eternal Love, seja um dos melhores momentos do dia, que elas passem e se sintam a mulher mais cheirosa e especial, para viver o dia de forma ainda mais feliz, se sentindo poderosa e forte.

Qual conselho você daria para quem deseja se tornar um influencer nas redes sociais?

Não ter medo de viver a sua verdade. Grave, se comunique, seja quem você veio para ser nesse mundo. Ignore os críticos e “haters”, eles fazem parte do processo e vai ser um ótimo sinal de que seu trabalho está crescendo. Não se compare, seja o seu melhor todos os dias, faça por você. Seja fissurado pelo que você faz porque o trabalho SEMPRE devolve, cedo ou tarde.

Fotos: Higor Roberto Gomes
Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
Supervisão de texto: André Terto
Arte gráfica e diagramação: Danni Chris