CAPA DO MÊS:

Uau! Uau!

LUIS JORDÃO
O influencer que conquistou o Brasil 

por: SÉRGIO OLIVER

Uau! Uau! Esse bordão já virou a marca registrada do nosso entrevistado, um dos influencers mais queridos e requintados do setor de perfumaria. Seu carisma, profissionalismo e paixão por esse universo dos perfumes tem conquistado cada vez mais os seus seguidores nas redes sociais, número que só aumenta a cada dia.

Para brindar o aniversário de nove anos da Revista Olfato, tivemos a honra de bater um papo superespecial com Luis Jordão, que se tornou uma paixão nacional!

Em que momento, você descobriu que era apaixonado por perfumes e que não poderia viver sem esse produto?

Meu pai usava o Herrera for Men e o Armani Pour Homme quando eu ainda era criança. Amava sentir esses perfumes nele, fui criando, assim, essas primeiras referencias. Também tive um primo que usava o Polo Sport, e sempre que ia na sua casa, pegava o vidro na mão só pra sentir o cheirinho. (risos)

No meu primeiro emprego, aos 16 anos, comprei alguns perfumes com o meu próprio salário. (risos)

Essa paixão ficou guardada no coração e foi florescer mais tarde quando comecei a trabalhar na perfumaria aos 19 anos. Daí para a frente, não teve mais volta … (risos)

Sabemos que você trabalhou, durante um período de sua vida, em loja de perfumes importados. Qual era a sua função, e como foi essa experiência?

Comecei minha carreira na perfumaria aos 19 anos, entregando fitas olfativas na porta das lojas – a função era conhecida como “borrifador” ou borrifação. Depois disso, fui promovido para promotor de vendas, e entrei para a empresa RR Perfumes. Fiquei 6 anos por lá, e continuei crescendo para outras funções, animação de vendas e treinamentos, com os quais “rodei” todas as lojas e redes de SP e interior paulista. Em seguida, saí de lá como consultor de negócios, função na qual passei a atender diretamente os lojistas, tirando pedidos e gerenciando equipes. Foi uma experiencia incrível para mim, pois me deu uma enorme bagagem e, também, diversos cursos e certificações nacionais e internacionais! Além de despertar a minha paixão por perfumaria, após esse período nunca mais sai desse meio!

Como surgiu a ideia de criar um canal no YouTube sobre perfumes e por quê?

Ao longo da minha trajetória, me formei em publicidade e propaganda. Durante o meu curso, descobri minha paixão por rádio, tv e áudio visual. Desde então tinha já um sonho de ter um canal no YouTube, só não sabia ainda qual seria o tema (risos). Com o tempo, uni isso à minha paixão pela perfumaria, e pronto! O match perfeito! (Risos)

O meu propósito desde o início foi compartilhar a minha paixão com o público e contar as histórias que aprendia nos treinamentos e em minha trajetória na perfumaria. Esse propósito evoluiu ainda mais ao longo dos anos, pois surgiu um desejo em meu coração de deixar uma biblioteca de conteúdo para a eternidade. O meu grande sonho sempre foi deixar esse legado para que durante muito tempo pudesse ajudar as pessoas a encontrarem o seu perfume perfeito! Hoje, tenho compilado todos esses materiais através da minha coleção, criando guias de compras em textos e vídeos para consolidar ainda mais esse objetivo!

Você acha que a sua experiência trabalhando em loja de perfumes importados aliada à sua paixão ajuda na hora de criar suas resenhas para o seu canal?

É todo um conjunto em relação ao passado e ao presente, porém a experiencia das lojas, sem dúvida, contribuiu para ter mais referencias… Graças a Deus, tive a oportunidade de conhecer muitas coisas, muitas marcas, muitas fragrâncias, muitos treinamentos, muitos lugares elegantes, eventos, jantares… isso me trouxe e me traz muita inspiração até os dias de hoje com certeza!

Quando criou o seu canal, ser influencer ainda não era considerada uma profissão. A partir de que momento você percebeu que isso mudou?

Honestamente, quando eu criei o meu canal pensava que a minha maior fonte de renda seria o próprio Youtube/Google, por meio da monetização de conteúdos. Porém, ao longo do tempo, o próprio canal começou a se tornar uma vitrine. Devido à quantidade de acessos, logo vieram as primeiras propostas de marcas e lojas para aparecerem como patrocinadores. Daí, a chave virou, e entendi que esse era o caminho para o futuro. Porém, é importante ressaltar que para se manter por tantos anos – e já são 8 no total como criador de conteúdo! – a transparência e a honestidade são fundamentais. As marcas e os parceiros já sabem que, apesar do patrocínio, o conteúdo precisa ser livre e autêntico: esse é o segredo!

Com o seu bordão “Uau! Uau! Uau!”, você conquistou os brasileiros. Você imaginava que esse gesto viraria sua marca registrada?

Sinceramente, não imaginava que esse bordão seria tão conhecido! (risos) Foi algo meio que “sem querer”, mas que pegou ao longo dos anos! (risos)

Você tem mais de 380 mil inscritos no YouTube, mais de 650 mil no Instagram e mais de 340 mil no Tik Tok. Como se sente vendo o seu trabalho crescer a cada dia?

Inacreditável, né? Não imaginei que chegaria tão longe, só posso agradecer a Deus, a minha família por todo apoio e carinho e, claro, a todos os inscritos que fizeram e fazem que esse sonho seja possível!

O que posso lhe assegurar é que quando algo é feito com VERDADE e AMOR os frutos vem e lhe digo que faço isso com todo o meu coração! Para mim, nem considero trabalho! (risos) É Um hobby, uma paixão!

Hoje, os Influencers são superimportantes para a venda de um produto. Qual é o seu diferencial que se destaca dos demais e tem conquistado as empresas e seus seguidores?

Exatamente o que disse acima:  transparência, amor e verdade, isso PRECISA estar acima de tudo! O dinheiro é legal, mas PRECISA ser uma consequência, de algo feito com paixão e PROPÓSITO! Se não for assim, não vai para frente.

Você se tornou o queridinho do Brasil no setor da perfumaria e também tem feito alguns trabalhos no exterior. Conte-nos um pouco sobre essa nova fase de sua carreira?

As viagens têm sido muito enriquecedoras, e confesso que tudo isso foi uma grata SURPRESA para mim. Quando comecei a receber os primeiros convites, não imaginei que era relevante em outros países, mas afinal essa é a maravilha da internet, não é? (risos)

Em relação a experiencias, tudo isso tem sido muito importante para mim. Em termos de aprendizado, lhe asseguro que viajar é fundamental para abrir a mente. Novas referencias, novas histórias e culturas… Tudo isso é muito necessário e tem sido maravilhoso para mim e para a minha carreira.

É comum os influencers lançarem uma linha de fragrâncias. Você tem esse desejo? E se a resposta for positiva, esse projeto já existe? Como você imagina seu perfume?

Aiaiaiaiai… (risos) Lá vem SPOILER por aí, hein? Ainda não posso falar muito sobre isso, mas revelo em PRIMEIRA MÃO por aqui que vem novidade EM BREVE nesse sentido! (risos)

Que conselho você daria para quem também sonha em ter um canal no YouTube e uma página nas redes sociais. Quais os principais obstáculos que possam encontrar pelo caminho e como podem vencer cada um deles?

Vou contar um testemunho aqui, que talvez possa incentivar quem está começando. Eu criei o meu canal em 2016, trabalhando em outras coisas para me manter no início, e fiquei dois anos sem ganhar um real nesse projeto. Em Meados de 2018, comecei a receber os primeiros trocados, referente a monetização e algumas parcerias. Daí para frente foi só crescendo e dando certo. Então para consolidar melhor o que quero falar, vou pontuar 3 lições que aprendi referente a essa história acima:

1- CONSISTÊNCIA: veja bem, foram 2 longos anos acreditando no projeto mesmo sem ganhar um real em troca. Para isso é NECESSÁRIO que tenha AMOR E PAIXÃO, se não, não adianta;

2- ESTUDO e DEDICAÇÃO: ao longo desse período busquei me capacitar muito, pois sempre acreditei que a LONGO PRAZO o que manda é o CONTEÚDO DE VERDADE, trends vem e vão, modas vem e vão, mas CONTEÚDO sempre vai existir. Portanto aconselho a quem esteja começando a estudar e se capacitar para se destacar de alguns que só pensam em “viralizar” – pelo que vi e vivi ao longo dos anos, isso passa e não tem longo prazo;

 3- PAIXÃO e PROPÓSITO: vou de novo bater nessa tecla porque acredito muito nisso, de verdade! Para mim, se não AMAR o que faz, nem comece. Vá fazer outra coisa que goste de verdade. Quando a gente ama o que faz, SUPORTA qualquer dificuldade para um dia viver o nosso SONHO. Finalizo com essa frase, pois ela resume bem o que passei e o que vivo hoje.

Como se sente sendo escolhido para ser a capa principal da nossa edição de aniversário de 9 anos?

É uma HONRA para mim! Quando penso que cheguei até essa capa onde tantos nomes grandes já passaram, até me emociono! Só tenho que agradecer ao querido Sérgio por ter me convidado, e digo que me sinto muito prestigiado, querido e amado! Aproveito para dizer que sou um admirador dessa revista e, também, da pessoa do Sérgio que conduz esse trabalho com tanto amor e paixão!

Obrigado foi maravilhoso estar aqui com vocês!

Fotos: Divulgação Luis Jordão
Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
Supervisão de texto: André Terto
Arte gráfica e diagramação: Danni Chris