CAPA DO MÊS:
JOÃO GOMES
Perfumando o Brasil
por: Sérgio Oliver

Apesar de sua pouca idade, João Gomes, com 27 anos, já se destaca como um grande empresário do setor de perfumaria. Fundador da marca Primacial, que tem um portfólio de perfumes que vem conquistando os consumidores de todo o país, nessa entrevista exclusiva, o empresário nos conta sobre como tudo começou e também sobre seus novos lançamentos, que já são sucesso de venda! Conheça agora a trajetória do homem que está perfumando o Brasil!

Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional antes de ingressar no universo da perfumaria.
Eu tenho 27 anos, venho de uma família de classe média. Nunca nos faltou nada, porém tudo era conquistado com muito suor. Desde criança, meus pais colocavam meus irmãos e eu para fazermos nossas tarefas domésticas; na pré-adolescência, ajudava meu pai no sítio cuidando de animais, hortas, rastelando terreno. Já na adolescência, eu trabalhava meio período na empresa de equipamentos do meu pai, fazendo de tudo o que era necessário,  panfletagem na rua, montar estantes, entregar equipamentos em outras cidades, carregar maquinário, atualizar preços. Depois de algum tempo, meu pai fechou essa empresa, decidiu cuidar apenas dos imóveis que ele tinha construído ao longo da vida, e eu continuei trabalhando com ele, auxiliando-o na manutenção desses imóveis, pintando, reformando as casas, divulgando a venda ou o aluguel.

Meu desejo era ter independência, ganhar mais dinheiro, tentei abrir um blog, trabalhar como afiliado, vender produto importado em marketplaces, até que surgiu esse projeto de criar uma marca de perfume.

Você sempre gostou de perfumes? Desde quando nasceu essa paixão pelas fragrâncias?
Eu sempre gostei da sensação que o perfume traz: usar uma fragrância, se sentir bem, apresentável, “pronto”, a ponto de as pessoas próximas perguntarem sobre o perfume que você usa. Eu gostava dessa sensação. Trabalhando na área, eu fui entendendo mais sobre as fragrâncias, como funciona o desenvolvimento delas, a origem. E aí não tem como não gostar desse mundo, é um universo envolvente: quando você vai reparar já tem vários perfumes em casa.

O que o motivou a ter sua própria marca de perfumes?
A Primacial iniciou comigo, minha mãe e minha irmã. A ideia foi da minha irmã! Ela que foi atrás dos primeiros fornecedores, eu ficava responsável em fazer o marketing para vender. Algumas semanas após o início do projeto, minha irmã decidiu seguir outro caminho, ficamos eu e minha mãe, tínhamos algumas vendas, precisávamos de ajuda, chamamos meu irmão mais novo para a sociedade, e hoje formamos uma sociedade que se complementa. Márcia como Diretora de Produção, Samuel como Diretor Financeiro e eu, João, como Diretor Executivo (CEO). O que nos motivou sempre foi a visão de montar uma grande marca de perfumaria e cosmético, deixar um legado, montar um grande empreendimento. Temos muito orgulho do que construímos até aqui, mas para falar a verdade, não fizemos nem 10% do que planejamos, é um projeto de 60, 70 anos.

Como foi o processo da escolha do nome? Conte-nos como foi esse primeiro momento da Primacial.
O nome Primacial não foi amor à primeira vista. Relutamos bastante antes de escolhê-lo. Analisamos quase 100 outros nomes. Primacial significa algo que tem primazia, primordial, que está acima, que possui qualidade superior. É uma palavra brasileira e acessível. A palavra em si resume o que somos, uma marca brasileira, de pronúncia acessível que traz qualidade acima da média. Encontrar uma palavra com essas características, disponibilidade do site .com.br e para o registro da marca foi difícil, e hoje amamos esse nome.

João Gomes e seus sócios: Márcia Gomes (mãe) e Samuel Antônio Gomes (irmão)

Você participa de todo o desenvolvimento dos perfumes da Primacial desde fragrâncias, frascos e embalagens? Em caso afirmativo, nos conte como é essa experiência.
Sim, absolutamente todos os produtos da Primacial tem meu “pitaco”. Escolher os frascos e embalagens certas para cada linha é um desafio, tanto em relação a design, pois precisa ter um casamento entre as formas, cores e fragrância, quanto na sincronia dos fornecedores, que na prática é uma luta, testes infindáveis. O desenvolvimento da fragrância se torna mais simples quando você tem Cleber Bozzi e Luiz Paulo como parceiros, dois perfumistas do mais alto calibre que desenvolveram quase todo o nosso portifólio. A paciência que eles possuem conosco é invejável, inclusive o Alexandre, que é quem intermedia a maior parte das conversas, provavelmente já nos enviou mais de 1000 amostras ao longo dos últimos anos, testes, retestes, muda briefing, ajusta isso, aquilo. Os lançamentos de agosto, Infalível Suprema e Supremo, estão há simplesmente 1 ano e 8 meses sendo desenvolvidos. Não sei quantos testes e provas fizemos nas fragrâncias e nas embalagens. Tudo para ficar perfeito!

A Primacial tem dois perfumes que se tornaram um best-seller da marca: o Infalível feminino e masculino. Fale-nos um pouco sobre cada um deles.
Difícil cravar com certeza de que um produto irá vender e se tornar um sucesso antes de lançá-lo. Porém, com os Infalíveis tínhamos um pressentimento forte. Fizemos muita pesquisa de mercado para entender o que o nosso público gostaria. O Infalível Pour Homme foi o primeiro a ser lançado – um perfume forte, potente, que deixa rastro e toma o ambiente. Recebemos incontáveis depoimentos de clientes dizendo que é o melhor e mais potente perfume que já usaram. O nome encaixou perfeitamente com o que ele era. Fizemos muitos testes na fragrância para definir a versão final. O perfume Infalível Pour Femme é, no momento, a fragrância mais vendida da Primacial, se tornando um sucesso desde o lançamento. Ele possui a mesma proposta da versão masculina – ser forte, imponente, infalível! Eles foram lançados com 1 ano de diferença, e cuidamos de cada detalhe da fragrância.

A Primacial tem crescido a cada ano e conquistando cada vez mais o consumidor. O que você poderia destacar como diferencial para esse momento especial que sua empresa está vivendo?
Se tem algo que a nossa equipe não tem medo é de trabalho. Fazemos o que precisa ser feito, independente do dia e do horário. É difícil dizer exatamente qual foi o diferencial, porque é um conjunto de coisas, onde uma depende da outra. A Primacial busca trazer perfumaria fina, da mais alta qualidade, de maneira acessível, dificilmente se encontra no mercado um melhor custo-benefício de um parfum do gabarito dos Infalíveis, por exemplo. Somos uma marca que tem como valor a liberdade, damos uma Garantia Incondicional de 15 dias nas fragrâncias da marca, provando essa tal qualidade que menciono. Essa personalidade da Primacial é algo único na perfumaria mundial. Tudo isso aliado com bons profissionais na fabricação, distribuição, marketing e desenvolvimento de produto torna questão de tempo ganharmos espaço no mercado.

Em sua linha de fragrâncias autorais da marca tem outros dois grandes sucessos o Antifragil feminino e masculino. O que você poderia nos falar sobre cada um deles?
Desde o começo da jornada, tivemos desafios que nos faziam pensar em desistir, mas duravam segundos, logo sacudíamos a poeira, pensávamos na solução e já executávamos de imediato, e, no final, saíamos melhores do que antes! Este é o espírito de ser antifrágil, significa melhorar diante as dificuldades. Essa linha de perfumes Antifrágeis pode ser usada como assinatura, em qualquer ocasião, em qualquer momento – você sempre estará bem perfumado e representado. Tenho um carinho especial por essa linha. O Antifrágil Pour Femme teve as inspirações e orientações dadas pela minha esposa. O Antifrágil Pour Homme é uma fragrância fácil de agradar, para ser usada em qualquer ocasião, é versátil. É a fragrância que eu mais usei na vida.

Depois do sucesso da Dupla Infalível, você acabou de lançar dois Flankers da linha: o Infalível Suprema e Infalível Supremo. Como foi a criação e desenvolvimento dessas duas grandes novidades da marca?
Os Infalíveis foram um sucesso – nossos clientes pediam mais, volumetria maior, mais lançamentos. Surgiu então os Supremos! Fragrâncias arrebatadoras. Forte, alta fixação, matéria-prima nobre, aquelas de chamar atenção onde passar. Ficamos há quase 2 anos desenvolvendo esses lançamentos, lapidando cada detalhe da fragrância. A criação do design das embalagens foi enviada para o outro lado do país. Fizemos e refizemos diversos detalhes do cheiro e das embalagens. Foi um trabalho minucioso, e valeu a pena cada noite trabalhando até tarde.

Como é o novo casal de infalíveis?
São os melhores lançamentos do ano na perfumaria nacional. Claro, sou suspeito a dizer. Porém, digo com franqueza. O Infalível Supremo é uma das fragrâncias masculinas mais gostosas que já senti, cheiro de luxo e poder. Uma fragrância viciante. Oriental amadeirado com saída de bergamota, sinto bastante a fava tonka e o patchouli.

Já o Infalível Suprema é uma fragrância feminina absolutamente sedutora, com bergamota, frutas vermelhas e flor de laranjeira na abertura, dulçor com frescor. Uma evolução floral, contando com magnólia, jasmim e tuberosa. A experiência é expandida através das notas de base, com musk, baunilha e cedro, conferindo-lhe uma assinatura única e memorável, capaz de deixar um rastro viciante por onde quer que se passe. Um maravilhoso oriental floral! O melhor do ano.

Quais das fragrâncias criadas pela sua marca é a que você mais gosta e por quê? Caso não queira revelar, nos fale quais as matérias-primas com as quais mais se identifica?
Atualmente, a que mais uso é o Infalível Supremo. Venho usando esse perfume antes do lançamento – tive esse privilégio. Porém, a fragrância que mais usei é a Antifrágil Pour Homme. Não sei dizer quantos frascos já usei, mas foram muitos. Gosto muito do conceito de antifragilidade, isso me faz gostar ainda mais da fragrância.

O que podemos esperar de novidades vindo por aí para esse segundo semestre que você já possa contar para nossos leitores?
No último ano, investimos muito em estrutura, distribuição e logística. Estimamos uma melhora operacional considerável nos próximos meses: para quem gosta da marca terá suas fragrâncias preferidas chegando mais rapidamente. Em termos de lançamentos, os Supremos são a cereja do bolo. Já estamos em desenvolvimento de algumas outras fragrâncias, produtos e projetos para o próximo ano. Infelizmente não posso dar muitos detalhes, o que posso adiantar é que nossos clientes nos pedem isso há anos.

Fotos: Allana Alves
Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
Supervisão de texto: André Terto
Arte gráfica e diagramação: Danni Chris