CAPA DO MÊS:
Eduardo Santos

PARUM
Perfumaria Nicho Indie no Brasil
por: Sérgio Oliver

A perfumaria de nicho indie tem crescido muito no Brasil, e uma das marcas que tem se destacado nesse segmento é a PARUM, fundada pelo perfumista Eduardo Santos, que se inspirou inicialmente em suas viagens para desenvolver suas fragrâncias. Conheça, nesta entrevista exclusiva, tudo sobre a marca que está conquistando os brasileiros!

1.Conte-nos um pouco sobre sua infância e juventude: quais eram os sonhos futuros do menino Eduardo?
Voltar no tempo é sempre um desafio, não é mesmo? Eu fui criado na periferia de São Paulo, lugar onde os sonhos não são muito levados a sério e todos se apegam à realidade o mais cedo possível, mas criança é criança e eu tinha na cabeça que seria cientista. Acho que a perfumaria me aproximou bem disso. 

2.Fale um pouco sobre sua trajetória profissional antes da perfumaria ou já iniciou nesse universo desde cedo?
Comecei a trabalhar aos 12 anos, em uma fábrica de sacolas, depois estive alguns anos em empresas de contabilidade, administração e bancos. Acabei construindo uma sólida formação em Administração, Finanças, Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos, o que me trouxe uma carreira de 23 anos como gestor de tecnologia em grandes instituições do setor financeiro e de cartões de crédito. Também fui professor universitário por 6 anos.

3.Em que momento da sua vida descobriu que poderia se tornar um perfumista e como foi esse processo?
Não sou um perfumista com formação clássica. Podemos dizer que sou autodidata e meu conhecimento veio de forma empírica, assim como os primeiros perfumistas da história.

O mundo da perfumaria veio para minha vida por acaso, quando eu ainda era gestor sênior de tecnologia em um dos maiores bancos do mundo. Nesse período, minha vida era regida por uma rotina repleta de reuniões em três idiomas, envolvendo profissionais de diversas origens, além de horários desafiadores. Sob essa constante pressão por resultados, após vários anos nesse ambiente corporativo, comecei a questionar profundamente meu rumo profissional.

“Se eu continuar assim vou conseguir ter tempo de qualidade com minha família, com minha filha recém-nascida?”, “O resultado do meu trabalho está fazendo diferença para as pessoas?”, “Eu estou usando todo meu conhecimento e potencial acumulados no meu dia a dia?”

A cada dia que passava a resposta se aproximava mais do “Não”.

Um dia, sentei-me no carro pela manhã e não tinha vontade de dar a partida para ir trabalhar, permanecendo por ali por um bom tempo. Algumas semanas depois, vivenciei a triste perda de dois colegas de trabalho em um curto espaço de tempo, ambos infartaram, aparentemente devido à intensa pressão decorrente de nossos projetos. Foi nesse momento que compartilhei esses eventos com minha esposa, Márcia, e ela me alertou sobre o estresse e a possibilidade de estar enfrentando sintomas de esgotamento, conhecidos como “burnout”.

Ela me inscreveu em um curso de formação em perfumaria na Escola de Perfumaria Paralela, dizendo que um hobby poderia me fazer bem. Mal sabia ela onde estava pisando.

Lá, tive contato com o lindo trabalho criado e desenvolvido pela Alessandra Tucci e todos os seus parceiros. Desde então, pessoas do mundo da perfumaria, palavras e cheiros pipocam na minha vida diariamente.

Com a paixão que criei por esse mundo, decidi retomar minha jornada acadêmica e, após quatro anos de dedicação, conquistei o título de químico especializado em cosméticos. Paralelamente, busquei aprimoramento por meio de cursos online, incluindo um curso específico sobre a fabricação de velas na Alemanha.

Ao criar um pequeno laboratório em minha própria residência, mergulhei profundamente nessa paixão, dedicando cerca de uma década à exploração diária de conhecimentos relacionados a materiais, processos, composições e tudo o que estivesse conectado ao vasto universo da perfumaria.

4.Qual foi a sua primeira criação e no que se inspirou para criar essa fragrância?
No começo foi muito difícil, nada que saia de minha bancada poderia ser chamado de perfume. Abandonei o laboratório por um bom tempo, até que um dia, eu li uma matéria sobre Paul Parquet e sua criação de 1882, Fougère Royale. Lembrei-me de ter estudado isso na Paralela e, consultando minhas anotações, li sobre a versão clássica do fougère que, além da lavanda e cumarina, também leva na sua composição gerânio, vetiver e musgo de carvalho, também havia o acorde mais moderno com mais ingredientes sintéticos como o dihydromyrcenol, o Iso E Super e o Evernyl, que entram no lugar do vetiver e do musgo, deixando o fougère mais transparentes e fresco.

Foi aí que pensei: _Talvez isso eu consiga fazer!

E foi assim que eu criei outra coisa intragável que foi direto para a prateleira sem que eu mostrasse para ninguém. Mas dessa vez eu não desisti e todos os dias eu tentava uma combinação nova, uma gota a mais, 0,02 gramas de diferença do dia anterior, e foram assim alguns meses.

Em um determinado dia, o cheiro que encontrei no frasquinho que eu havia misturado 20 dias antes estava muito bom, muito bom mesmo. Mostrei para outras pessoas, testei a projeção, a fixação e estava tudo muito bom.

Eu pensei: Até aqui, usei o acorde e o conhecimento de outras pessoas, falta a minha cara.

Mais alguns meses testando outras combinações. Laranja Amarga ou Doce? Sálvia Sclareia ou Aglaia? Ou as duas? Em que proporção?

Comecei a entender as intensidades de cada componente e suas características e a prever os resultados e isso diminuiu a quantidade de testes que eu tinha que fazer para chegar onde eu queria.

Um dia, chego no laboratório, abro um frasco e “Voilà”. Estava ali o que viria a ser chamado de Illustrious Unknown mais adiante.

Usei o perfume no mesmo dia e quase que imediatamente as pessoas começaram a me perguntar sobre ele.

Quando eu respondia que havia criado o perfume escutei muitas vezes: Mas como isso é possível, fazer perfume não é coisa de francês?

Os amigos se interessaram e acabei vendendo alguns frascos, depois para os amigos dos amigos e logo me perguntei se não havia um negócio ali.

5.A PARUM é uma das primeiras marcas brasileiras de perfumaria de nicho. Por que escolheu esse segmento, já que, quando iniciou suas atividades o nicho ainda não era tão conhecido aqui no Brasil?
Dada a minha formação em negócios, eu tinha ciência que havia um abismo entre a criação de um produto bacana e o estabelecimento de uma marca, então eu nem alimentava esperanças.

Como gostei muito da sensação de desenvolver e apresentar um produto, segui com meu hobby e criei mais 4 fragrâncias. Uma usando um componente que eu simplesmente sou fã, o óleo essencial de camomila romana, outro com ingredientes ligados à história do dia em que eu pedi minha esposa em casamento, outro com ingredientes que me lembravam uma viagem à Miami e por último uma fragrância baseada em um acorde com Anis Estrelado que me remetia à liberdade.

Como houve interesse das pessoas também por esses perfumes, a ideia de uma marca de perfumaria acabou ressurgindo. Então, dediquei-me a estudar a perfumaria no mundo, entender quem eram as empresas atuantes no mercado, como elas se posicionavam, como eram os produtos, quem eram os públicos, os canais de vendas, canais de comunicação, história do negócio da perfumaria, entre outras coisas.

Resumindo, levei em consideração alguns fatores práticos como os valores disponíveis para o investimento, a capacidade de criação técnica, a capacidade de gestão e nossa pouca experiência no mercado de perfumaria para chegar à conclusão que eu tentaria atuar de maneira nichada.

Mas qual nicho?

O nicho em si não é muito conhecido no Brasil e eu só sabia da existência do nicho superluxo, como a maioria das pessoas. Me encantava com as criações e todo o clima glamoroso das super marcas de nicho, com suas lojas únicas, com criações de mestres da perfumaria, com empresas e famílias bilionárias por trás. Esse mundo era inatingível.

Nesse momento, comecei a ver marcas de nicho menos conhecidas aparecerem na internet. Primeiro em alguns lugares da Europa, como a Alemanha e a Inglaterra, depois na Suíça, nos Estados Unidos e aí estudei uma marca da Argentina.

Muitas delas haviam nascido do sonho de apenas uma pessoa, que simplesmente amava perfumaria e não escutou quando as pessoas começaram a falar que era impossível.

Pensei que a perfumaria de nicho seguiria os passos de muitos outros produtos que começam a aparecer na Europa, depois nos EUA e uma hora chegaria ao Brasil. Precisa estar preparado para surfar essa possível onda.

Somando-se a isso, encontrei na perfumaria de nicho indie tudo que me encanta, como histórias, liberdade e muita proximidade com o cliente.

Uma vez definido que seríamos uma perfumaria de nicho independente, foi só arregaçar as mangas e criar.

6.Como surgiu a ideia do nome da sua marca e o que significa PARUM?
Busquei nos meus livros de marketing da faculdade informações sobre marcas e logos e então comecei a procurar uma palavra com as seguintes características: Pequena e impactante para que fosse mais fácil das pessoas lembrarem, uma palavra que tivesse proximidade com o assunto principal, o Perfume, que traduzisse a vontade que eu tinha de fazer um produto mais bem cuidado em lotes pequenos e uma palavra em uma língua que fosse o mais universal possível.

Encontrei a saída no dicionário de Latim, onde encontrei “PARUM”, que significa pouco, em quantidade insuficiente até, para poucos.

7.A maioria de suas criações são inspiradas em suas viagens pelo mundo. Gostaria que nos contasse um pouco sobre cada uma delas.
Na Parum temos 3 coleções até agora.

Viajar é incrível! Antes da viagem apreciamos os preparativos, as pesquisas e a ansiedade. Durante a viagem sentimos, olhamos, degustamos e cheiramos e, depois da viagem, a gente conta, mostra as fotos e se sente orgulhoso de ter participado de mais uma experiência. Amazing Cities é uma coleção que de fato conta histórias de cidades que visitei ou pretendo, abaixo temos informações sobre cada fragrância dessa coleção.

São Paulo é o principal centro financeiro, produtivo e cultural da América Latina. Uma cidade que não para, não desliga e que abriga milhões de corações e almas de todos os tipos. Sampa é a tradução da modernidade, da riqueza e do sucesso. Como fui criado nessa cidade, conheço cada canto e tentei incluir nessa fragrância todas as facetas desse lugar tão interessante.

Crazy São Paulo foi o perfume, que até hoje me consumiu mais tempo de criação e traz uma mistura de tudo e de todos, exatamente como é essa gigante metrópole. As notas de abacaxi e hortelã têm a ver com minha história, pois era o suco que meu pai sempre me dava, mas esse perfume vibrante tem notas frescas, aromáticas, aquáticas, cítricas, florais, frutais, verdes, especiadas e composições de madeiras, musks e de aldeídos.

Very Good Miami é o registro de uma das melhores viagens que eu já fiz. A saída é baseada nas notas cítricas da Laranja e Florais do Néroli, afinal Miami está na Flórida, um dos lugares com maior produção de laranjas do mundo. No meio, o que mais aparece é o Algodão Doce, pois é quase impossível passear por Miami e não entrar em nenhuma loja de guloseimas, doces, M & M e muito outras. Já as notas de fundo são Sândalo, Baunilha e Musk, notas que me lembram muito todas as lojas que visitei. O cheiro de tecidos, comida e móveis.

Tango in B’aires é o perfume mais procurado desta coleção. Trabalhei em Buenos Aires, na Argentina, por alguns meses e não há como estar por lá sem passar por algum lugar onde esteja tocando um triste e lindíssimo tango. Visitei o restaurante Novecento e experimentei uma salada de Blue Cheese com Pêras do Vale. O cheiro das pêras maduras nunca mais deixou minha memória e se tornou a principal nota desse perfume incrível. Outras notas são Água do Mar, Fava Tonka, Mirra, Noz Moscada, Cedro, Baunilha e Musk.

Durante uma viagem de trabalho à Madri, eu encontrei um senhor que trabalhava no mercado San Miguel, que me comentou sobre o Bálsamo de Peru, dizendo que é um produto trazido das Américas, dizia que estimula o coração, aumenta a pressão sanguínea e tem propriedades bactericidas, mas foi o cheiro que realmente me chamou a atenção. O cheiro doce, balsâmico, um pouco especiado e próximo da Baunilha é simplesmente esplêndido. Intense Madrid conta a história dessa viagem e de como os cheiros de Bálsamo de Peru, do Cravo, flor símbolo da Espanha, e dos churros da Plaza Mayor, ficaram marcados em minha memória olfativa.

Já na coleção Different Directions temos fragrâncias um pouco mais rebeldes, algumas tentam romper com o status quo enquanto outras chamam atenção para assuntos específicos.

Como comentei anteriormente, Illustrious Unknown, foi minha primeira criação e ele está nessa coleção para lembrar o tamanho da petulância que ela representa. Uma criação feita por um completo desconhecido que tem a audácia de fazer um perfume e tentar encontrar seu lugar nesse mundo de gênios e abençoados. A ideia é representar pessoas com suas próprias histórias. Tendo em sua composição notas de Laranja, Bergamota e Alecrim o perfume tem uma saída cítrica, o coração é bem encorpado, mas ao mesmo tempo quente e aconchegante, onde encontramos notas de Sálvia Sclareia, Cumarina, Canela, Lavanda, Agláia e Ylang Ylang. O final é ancorado por notas ambaradas de Benjoim, Incenso e Ambergris, seguidas de notas de Sândalo, Patchouli, Cedro, Olíbano e Vetiver, tudo isso deitado em um berço de Baunilha, Musgo de Carvalho e Musk.

No Royal Blessing é um perfume criado com um ingrediente que pouco eu vi estudando perfumaria, para mim parecida que ele foi deixado de lado pelos grandes perfumistas, imaginei que talvez o motivo fosse que se usado não seria aprovado por todos aqueles nobres e entendidos, uma vez que não é tão raro e caro como Jasmim e Rosa. A Camomila Romana traz um odor floral, mas com um toque profundo de chá, uma flor comum que nasce praticamente em qualquer lugar e pode ser encontrada em campos, praças e até na rua perto de você. No Royal Blessing é um perfume para ser usado por quem não precisa da opinião de ninguém. Com notas de Camomila Romana, Camomila Azul, Gerânio, Madeiras, Lavanda, Palmarosa, Grapefruit, Cumarina, Bergamota, Baunilha e Musk, entre outras.

As ruas são o palco da vida, por elas passam sonhos, ideias, vontades e tudo mais que as pessoas possam carregar. Walking on Streets é uma fragrância feita da mistura disso tudo, possui notas gourmand, amadeiradas, verdes, florais, cítricas, ambaradas, almiscaradas, enfim, tudo que a perfumaria pode oferecer, assim como são as ruas, Walking on Streets não tem gênero, não tem idade e tem todos os estilos foi nossa aposta para se aproximar do público mais jovem. Uma fragrância sem regras e sem cobranças. Topo: Bergamota, Tomilho Branco, Menta, Noz Moscada. Meio: Algodão Doce, Caramelo, Mix Floral, Melão e Cassis. Fundo: Lábdano, Patchouli, Baunilha e Musk.

That’s it foi nosso último lançamento. É um perfume criado para lembrarmos daquele momento em que nos damos conta de que somos quem somos, com todas as coisas boas e ruins que isso significa. Não importa o que você faça, sua história não mudará, mas o futuro é uma página em branco. Se você estiver ausente, poucas pessoas sentirão sua falta, mas se você ficar e mostrar ao mundo sua força, muita gente desejará ser você. Temos que nos arrumar, nos perfumar e ir em busca do que é nosso. That’s it traz notas de Agarwood, Rosas, Mel, Incenso, Bergamota, Grama, Baunilha, Framboesa, Couro, Maçã, Orégano e Noz Moscada.

Nossa terceira coleção, Important Ocasions, é destinada a lembrar de momentos importantes da vida.

Freedom and Independence pertence a essa coleção pois é inspirado no momento de vida onde uma pessoa atinge seus primeiros grandes objetivos conseguindo autonomia e autoconhecimento. Encontramos notas de saída como Anis Estrelado, Bergamota e Toranja. Já as notas de corpo são o Funcho Doce, a Cumarina e o Gerânio. O Patchouli, Sândalo, Musk Branco e a Baunilha servem como notas de fundo. Tentei criar um perfume para pessoas que seguem bem seus próprios caminhos.

O perfume mais vendido dessa coleção é Proposal in Paris, baseado nos cheiros do restaurante, das madeiras dos móveis, da comida servida, das bebidas que borbulhavam nas taças sobre a mesa e no doce do perfume que repousava sobre a pele da minha namorada que nesse dia se tornou minha noiva, pois aceitou meu pedido feito na torre eiffel em Paris. Alecrim, Laranja, Canela, Algodão Doce, Ylang Ylang, Framboesa, Baunilha, Patchouli, Musks, entre outros cheiros, traduzem esse momento tão lindo. Um perfume para você usar e se apaixonar!

8.Para os leitores que não sabem, você pode explicar qual a diferença de perfume de nicho e perfume designer?
A perfumaria designer, como todas as outras do mainstream, possui duas características principais: fabricação em alto volume e lógica de criação pautada pelas necessidades mercadológicas. Outras características são a utilização de ingredientes definidos por contratos de parceria e pelo volume disponível no mercado. Nesse tipo de perfumaria, muitas vezes o preço faz parte do briefing de criação, coisa que limita os perfumistas. As estratégias de marketing passam por investimentos pesados em campanhas e ter uma presença ampla nas lojas de departamento e redes de perfumarias e para chamar a atenção nas prateleiras usa frascos lindos, chamativos e rebuscados e todo o material gráfico é trabalhado para chamar atenção.

Já a perfumaria nicho caminha exatamente na contramão disso, produzindo volumes bem menores, muitas vezes de forma artesanal e usando toda a gama de ingredientes que possa ser encontrado no mercado, o que permite a utilização de componentes mais raros, muitas vezes naturais ou mais caros. Como os lotes são menores, muitas vezes é possível utilizar ingredientes que não possuem muito volume disponível no mercado. Na perfumaria nicho existe um foco um pouco maior na criatividade e na arte, pois os perfumistas têm um pouco mais de liberdade para criar fragrâncias originais e inovadoras. O preço nessa modalidade de perfumaria costuma ser um pouco mais alto devido aos ingredientes usados e aos baixos volumes de produção. Quanto ao marketing, podemos dizer que no nicho geralmente dependemos de canais de distribuição mais seletivos, como boutiques exclusivas, lojas online especializadas e o bom e velho boca a boca. Os frascos e toda a identidade da marca tendem a ser simples, mas muito sofisticados, sem chamar a atenção, deixando que o perfume seja a estrela da festa.

Todas essas diferenças dão ao nicho uma sensação de exclusividade, já que os consumidores sabem que estão adquirindo algo mais raro e único.

9.Além das viagens, o que o inspira na hora de criar um perfume?
Como comentei anteriormente, fazemos perfumes pensando em coisas da vida, histórias como momentos e ideias, mas para mim a perfumaria é tão natural e faz tão parte de nosso dia a dia que tudo pode virar perfume. Desde uma pizza até uma noite de balada. Se eu tiver oportunidade ainda quero me dedicar a uma coleção de colônias frescas, por exemplo, contando partes da vida cotidiana, como o banho, a academia, a piscina, etc para tentar desmistificar essa história de que perfume que não fixa tanto não é bom.

10.Além dos perfumes, quais os outros produtos do portfólio da PARUM e quais serviços personalizados a marca oferece para seus consumidores?
Na loja você encontrará a perfumaria fina, mas também a perfumaria de ambiente, como sprays, varetas, óleos essenciais e velas, cremes hidratantes e óleos corporais. Também temos uma coleção de sabonetes líquidos e sólidos. Como para mim a perfumaria está conectada ao mundo que vivemos, também encontrará acessórios como colares perfumados, pashiminas, óculos e decoração de ambiente, que são excelentes para quem quer compor presentes não apenas com perfumes.

Mais recentemente, temos atendido pedidos de clientes para a criação de fragrâncias exclusivas para uso em marketing olfativo e também estamos atendendo pedidos corporativos de empresas que desejam sair dos brindes para presentear adequadamente aqueles que fazem a diferença em seus negócios, como clientes, fornecedores e colaboradores.

11.Quais as novidades que você já pode nos contar sobre o que vem por aí?
Na Parum não paramos, teremos a décima primeira fragrância muito em breve e ela é baseada em uma família super clássica da perfumaria. Também traremos as versões sólidas das fragrâncias mais vendidas hoje, mas estamos sempre criando coisas novas.

12.Qual conselho você daria para quem deseja se tornar um perfumista?
Se você quer fazer parte da indústria da perfumaria como ela está hoje, terá que se aproximar das grandes empresas do setor, talvez fazer cursos de perfumaria em escolas super conhecidas na França e ir cavando seu espaço nesse mundo tão restrito e de difícil acesso, mas se você quiser criar produtos e tentar achar um lugar como outsider, assim como eu, terá que se dedicar sozinho, estudar, encontrar fornecedores que queiram ajudar, cheirar muito e errar muito. Enfim, dedicação e perseverança sempre venceram o talento nato e as condições ideais.

Eduardo Santos com sua esposa Márcia Santos e filha Manuela Santos

Fotos: Inspirative Studio
Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
Supervisão de texto: André Terto
Arte gráfica e diagramação: Danni Chris