CAPA DO MÊS:
DOUGLAS CARVALHO
Uma trajetória de sucesso
por: Sérgio Oliver

A beleza e a imponência da “Árvore Carvalho – Oak Tree” se traduz em uma Casa de Fragrância Brasileira onde o diferencial está em entender os detalhes de cada cliente, para cativar e cultivar o mercado. O presidente e fundador da empresa costuma dizer “não se trata do tamanho da sombra da árvore, e sim de suas raízes.” Vamos conhecer um pouco dessa trajetória de sucesso.

De onde vem a sua paixão pelos cheiros?
Na verdade, fui seduzido pelo mercado e envolvido pelo mundo das fragrâncias. Ainda quando estagiava em uma das maiores Casas de Fragrâncias Nacionais, tomei conhecimento deste universo perfumado. Meu envolvimento foi único, pois sempre muito curioso eu avaliava as matérias-primas, ficava intrigado com tantas composições e como isso tomava “forma”, ou melhor, se transformava em “cheiro”, em uma fragrância. A paixão já era latente, pois já não era apenas uma curiosidade, e crescia cada vez mais quando eu era motivado pelos perfumistas.

Em que momento da sua vida você decidiu abrir sua casa de fragrâncias e por quê?
Desde sempre foi movido pelo meu espirito empreendedor, em almejar crescimento, em desbravar e me desafiar. Eu já somava mais de 13 anos de experiência, tanto na área de laboratório como na comercial. O desejo de empreender estava mais forte em consolidar um sonho. Com tanta vivência e paixão investidas no segmento, eu tinha a certeza que teria minha própria Casa de Fragrâncias, que cada momento de inspiração sairia dos pensamentos, do papel e se tornaria palpável.

Como foi esse primeiro momento da Oak Fragrances?
Apesar de sempre estar convicto as inseguranças existiram, mas o medo não. Com uma estratégia de inovação e de estar mais presente nos clientes, afim de desenvolver parcerias, além de ofertar o que eu tinha a certeza que o mercado iria absorver. Desde então comecei a escrever a minha história nesta nova empreitada. Hoje em uma área com mais de 2.000 m² já conquistamos bastante espaço no mercado, decorrente de uma forma colaborativa de um time que acredita no crescimento contínuo, solidificada por clientes que são verdadeiramente parceiros.

A Oak Fragrances tem conquistado cada vez mais espaço nesse mercado muito competitivo das casas de fragrâncias. Em sua opinião, qual é o diferencial de sua empresa que faz com que ela se destaque?
Tenho um lado muito ativo e participativo dentro da empresa, o que me motiva a ofertar o melhor e na busca disso. Hoje, invisto muito em compra de matéria-prima, e busco diretamente na fonte, garantindo qualidade e preço, pois com um estoque mesmo que rotativo, mantê-lo abastecido, permite que eu tenha agilidade na produção e na entrega, sem descontinuar ou sofrer com as faltas de insumos que impactam o mercado por diversas vezes. Este crescimento solidifica o laço com nossos clientes, e espalha a seriedade e comprometimento no mercado, e nos posiciona cada vez melhor no ramo. Isso tudo somado ao nosso time comercial, hoje gerenciado por Everton Rodrigues, sempre disruptivo e motivando o time interno, acompanhando o mercado, as tendências, e fazendo nossas fragrâncias quebrarem as fronteiras do Brasil e chegarem a diversas outras partes do planeta. Deposito nele extrema confiança, pois está comigo desde o começo, unindo forças, não medindo esforços, e fazendo o mercado conhecer mais ainda nossas fragrâncias.

Time Comercial Oak Fragrances: Everton Rodrigues, Renato Reis, Fabio Moraes, Anderson Santos, Dionatn Oliveira, Thays Ferreira, Charles Fogaça, Vitor Sousa e Patrcik Nunes

A Oak Fragrances tem se destacado bastante nas feiras com temas super ousados e que faz o público ter uma experiência sensorial única. Conte-nos um pouco sobre essas inovações.
Participar desses eventos sempre esteve na lista de meus objetivos, e as ideias sempre foram convictas, mas uma hora eu precisava fazer acontecer. Foi então que, no ano de 2021, marcamos presença na FCE. Pense, em meio a pandemia, decidi arriscar, e trazer as “Quatro Estações”, a qual revelava a sensação de liberdade, quando o planeta voltava para uma nova realidade, e por que não trazer o perfume das 4 Estações – o perfume regido pelo tempo, clima e natureza? Desde então, já foram diversas feiras regionais com inúmeros temas: Sistema Solar – com o Universo Perfumado, O Festival das Flores de Cerejeiras – com a Sinestesia das Cores …. Agora falando das experiências sensoriais, toda essa criação tem na verdade um “q” colaborativo, de uma criatividade insana de nosso Perfumista Rafael Pataca, que pega a ideia e consegue torná-la real, e ainda criar uma interação com todo o público.

Carvalho com o Gerente Everton Rodrigues e o Perfumista Rafael Pataca

No momento em que essa entrevista for publicada, a FCE já aconteceu. Conte para os nossos leitores sobre o tema desse ano?
“Sou apaixonado pelo mar” e temos uma região litorânea única, imensa e diversificada. A proposta foi um mergulho na beleza do oceano, surfar em uma onda perfumada. Levar a beleza icônica da praia para a FCE, e inovar com mais de 13 novas fragrâncias, únicas que trazem a tropicalidade contatada através, do brilho do sol, dos drinks, da festividade e a beleza de nosso litoral. Mostramos através destes novos acordes a alegria do nosso país, a diversidade de nossas praias, o calor receptivo que aquece, envolve e contagia.

O que podemos esperar de novidades para esse segundo semestre do ano?
Alerta de Spolier – vamos desbravar o Brasil, e dentre essa cultura mista, trazer fragrâncias de histórias que ainda não foram narradas nos acordes da perfumaria.

Podemos ver que seu lado empreendedor é motivado por seu desafio e obstinação. Mas o que move a pessoa Douglas Carvalho?
Tive uma origem muito simples, mas nunca fui corrompido por isso, vivi cada segundo da minha história e vivo ainda com muita intensidade e integridade. Foram as barreiras que me proporcionaram crescer, mas muitas pessoas sempre estiveram do meu lado desde sempre, não só a família, mas os amigos e também aqueles que integram o time Oak Fragrances. Aprendi que é preciso dividir os frutos, partilhar, e não perder meu DNA, um ato que me conecta diretamente com minhas raízes e origem.

Temos acompanhado nas redes sociais a postagem de uma construção. Poderia nos falar mais sobre o que seria esse projeto?
Trata-se de mais uma etapa se tornando real, pois ainda não tínhamos uma sede própria: hoje, ela está em construção.  Uma planta inovadora que contará com uma expansão não só da área fabril, mas também do setor de qualidade, P&D, avaliação, aplicação, além de sustentabilidade e inovações tecnológicas. Aguardem.

Willian Gomes, Dieler Francine e Iapuene Borges

Fotos: Renan Ramos
Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
Supervisão de texto: André Terto
Arte gráfica e diagramação: Danni Chris