CAPA DO MÊS:
DOUGLAS BRANDÃO
HÁ 18 ANOS PERFUMANDO O BRASIL
por: Sérgio Oliver
A trajetória de Douglas Brandão é inspiradora e comprova a máxima de que tudo o que sonhamos é possível de realizar, desde que tenhamos fé e foco para trabalhar e fazer as coisas acontecerem.
Não é por acaso que a casa de fragrâncias do nosso entrevistado, a Leaf Essências, vem perfumando o Brasil há dezoito anos.
Conte-nos um pouco sobre você e sua trajetória profissional antes de ter a sua casa de fragrâncias.
Sou químico e administrador de empresas, 44 anos, natural de Dourados (MS), apaixonado por perfumes, casado com Thaís Prevital e pai de Michael Douglas e Ana Júlia.
Quando eu tinha 10 anos de idade, meu pai, com o sonho de proporcionar uma vida melhor para sua família, resolveu vir para São Paulo. E aqui chegamos em dezembro de 1991, eu, meus pais, duas irmãs e um irmão.
Aos 15 anos de idade, iniciei minha jornada profissional trabalhando como auxiliar de produção em uma indústria de produtos saneantes. Aos poucos, fui me desenvolvendo, adquirindo conhecimento e experiência, e, pelo meu excelente desempenho, cheguei à posição de gerente de produção. Meu tempo de trabalho nessa empresa foi de 8 anos, e foi o meu único registro CLT.
Como teve início a sua carreira empreendedora?
Em 2002, surgiu o desejo de ter o meu próprio negócio. Eu ainda trabalhava na indústria, então resolvi conversar com os meus patrões para dizer sobre esse meu desejo de empreender. Tivemos algumas conversas por alguns meses até que eles me fizeram uma proposta de venda de uma filial que eles tinham na época. Assim iniciamos as negociações e deu-se início à minha carreira como empresário.
Você, a princípio, tinha apenas uma loja de produtos saneantes?
Sim. No início, era apenas uma loja de saneantes. Trabalhávamos com uma extensa variedade de produtos voltados para limpeza, e alguns desses produtos era de minha própria fabricação e utilizávamos fragrâncias em suas composições.
Depois de três anos, resolveu mudar e começou a trabalhar com fragrâncias; como foi essa transição e o que o motivou a mudar?
Tendo contato com fragrância e conhecendo os benefícios da transformação nos produtos e bem-estar que ela proporciona, a paixão e o interesse foram aumentando cada vez mais.
Na época, tínhamos um fornecedor de fragrâncias que tinha acabado de criar a marca Leaf Essências. O negócio ainda era muito pequeno. Fiz uma proposta de compra da empresa e, graças a Deus, deu certo.
Após a aquisição, vendemos a nossa loja de produtos saneantes e investimos todo o capital no novo empreendimento: estruturamos e avançamos focados somente em fragrâncias.
Douglas Brandão e sua esposa Thaís Prevital
Para que nossos leitores e futuros clientes entendam, quais os serviços oferecidos pela Leaf Essências?
Atuamos na criação de fragrâncias de forma personalizada para todos os segmentos: air care, auto care, fine fragrance, household, personal care, entre outros.
Nosso objetivo é desenvolver projetos únicos de forma que nossos clientes possam ter exclusividades em seus produtos.
Em 2020, enfrentamos uma pandemia, e todos nós tivemos que nos reinventar para vencer a crise e, ao mesmo tempo, nos proteger; qual foi a tática usada por vocês para se saírem bem e fortalecidos desse momento tão delicado?
No início, foi desafiador, pois não sabíamos como iria ser, quanto tempo iria durar a pandemia. Ficamos muito apreensivos, pois tínhamos que enfrentar os desafios para manter a empresa funcionando e tentar nos proteger do vírus ao mesmo tempo.
Na época, tínhamos uma boa parte da nossa carteira de clientes no segmento household, e a maioria deles não sofreu impacto em suas produções, pois eram produtos essenciais para ajudar no combate ao vírus.
Ter esse perfil de cliente nos favoreceu muito, e isso fez com que nosso negócio tivesse um crescimento expressivo durante esse período de pandemia.
A Leaf Essências completou, em abril, 18 anos. Como você vê toda essa jornada e qual o seu sentimento em ter chegado até aqui?
Tenho muito orgulho de ter chegado até aqui, não foi um caminho fácil, foram muitos desafios enfrentados nessa jornada, e, em muitos momentos, pensei em desistir, parecia que não iria conseguir avançar, mas, graças a Deus, Ele nos sustentou, colocou uma esposa batalhadora ao meu lado que abriu mão dos seus próprios sonhos para se unir ao meu, e, assim, lutamos juntos pelos nossos objetivos, seguimos avançando e alcançando novos patamares dia após dia.
Conte para os nossos leitores sobre quem é Thaís Prevital, e qual o papel dela dentro da organização hoje?
Thaís Prevital é uma companheira de jornada, de vida. É formada em Técnica de Enfermagem e bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em gestão ambiental. Teve uma reviravolta em sua vida devido a um problema de saúde. Mesmo com essa situação, ela via a minha necessidade de apoio na empresa, então resolveu abrir mão de vez de sua carreira profissional e se uniu a mim em meu sonho.
Chegou na Leaf Essências para me ajudar em algumas demandas administrativas naquele momento, foi se encontrando, buscando conhecimento e já faz 10 anos que atua diretamente no Departamento Financeiro e no Departamento Pessoal.
São 18 anos perfumando o Brasil, e que venham muitos outros mais por aí! Se puder, poderia nos revelar quais são seus novos objetivos para os próximos anos?
Nosso objetivo está voltado para ampliar a nossa gama de fragrâncias para os segmentos de personal care e fine fragrances. Estamos trabalhando firme nesses segmentos para podermos aumentar ainda mais a nossa participação no mercado.
Temos em nosso planejamento também a ampliação da nossa fábrica, pois, devido à nossa alta demanda, nosso setor fabril está ficando pequeno.
Nossa área de criação e desenvolvimento também receberão uma atenção especial e, por último, temos uma novidade que ainda não podemos divulgar no momento, mas, assim que avançarmos e tivermos tudo concluído, teremos o prazer em anunciar através da Revista Olfato.
Douglas Brandão, fundador e CEO da Leaf Essências, ao lado da esposa Thaís Prevital e dos filhos Michael Douglas e Ana Júlia
Fotos: Renan Ramos
Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
Supervisão de texto: André Terto
Arte gráfica e diagramação: Danni Chris