CAPA DO MÊS:
ANNALU TEIXEIRA
A PRINCESINHA DAS REDES SOCIAIS

por: SÉRGIO OLIVER

Ela é uma influenciadora que tem conquistado cada vez mais seguidores em suas redes sociais, onde compartilha resenhas detalhadas sobre perfumes. Com um olhar apurado para as nuances das fragrâncias, ela traduz sua paixão pelos perfumes em conteúdo acessível numa linguagem simples e apaixonante que ajuda seus seguidores a fazer escolhas assertivas na hora de comprar um perfume. Seu carisma e autenticidade fazem com que suas resenhas sejam mais do que simples análises e passam a ser uma viagem por esse universo perfumado. Sem dúvida, ela já é uma referência para quem ama ficar antenado sobre o maravilhoso mundo dos perfumes.

    O que a motivou a compartilhar o seu amor pela perfumaria nas redes sociais?

    Meu amor pela perfumaria é antigo. Desde muito pequena, sempre tive um olfato muito aguçado. Minha mãe costumava dizer que eu tinha “mais de um nariz”. Quando ficávamos em hotéis, eu era a primeira a reclamar do cheiro, caso sentisse qualquer mínimo resquício de mofo. Além disso, meus pais sempre gostaram muito de perfumes. Uma das minhas memórias favoritas de infância era quando saíamos de Minas no final do ano e íamos até a Galeria Pajé, na 25 de Março, em São Paulo, comprar perfumes! Era o que podíamos na época, mas eu amava voltar com aquelas sacolas de lá.

    Nas redes sociais, o processo foi muito natural. Na época, eu estava cursando Medicina e comecei a compartilhar, inicialmente, minha rotina no curso. Aos poucos, passei a dar dicas de cuidados com a pele, pois pretendia me especializar em Dermatologia ao final da faculdade, e as pessoas adoravam. Em 2022, já fazia dois anos que eu produzia conteúdo para a internet, quando fiz um vídeo intitulado: “Abrindo um perfume sem saber o cheiro!”. As pessoas amaram. Comecei, então, a estudar sobre perfumes e a fazer resenhas com impressões sinceras, que arrancavam risadas de quem me assistia. Foi assim que tudo começou, e eu descobri meu propósito de vida.

      Como foi a experiência de gravar seu primeiro vídeo, e qual foi o perfume resenhado?

      Quando lancei meu primeiro vídeo sobre perfumes, eu já estava há dois anos produzindo conteúdo para a internet. Como mencionei anteriormente, o título era: “Abrindo um perfume sem saber o cheiro”. Esse hábito de comprar perfumes às cegas era algo que eu fazia muito, já que moro em uma cidade do interior de Minas, com poucas opções de perfumarias. Só não imaginava que as pessoas gostariam tanto de me assistir fazendo isso.

      O perfume, lembro bem, era o 212 VIP RED, da Carolina Herrera. Inclusive, é curioso, porque meu primeiro perfume importado também foi um 212, mas na versão Sexy, que acredito ser um ícone da perfumaria mundial.

      Meu segundo vídeo a viralizar nas redes sociais, e que me trouxe definitivamente para esse mundo da perfumaria, foi sobre o Floratta Red, do Boticário. Lembro que esse vídeo conquistou 10 milhões de visualizações na época, algo que me marcou muito.

        Existe algum critério na escolha do perfume que você irá resenhar em suas redes sociais?

        Com certeza. A primeira coisa que levo em consideração é a marca por trás do perfume. Não falo de marcas nas quais não acredito. Outra coisa importante é o desejo e a opinião dos meus seguidores. Normalmente, peço ajuda para escolher qual perfume devo resenhar, priorizando aqueles sobre os quais eles querem ouvir minha opinião. Minha relação com meu público é de muita proximidade e carinho. Estou sempre disposta a ouvi-los para melhorar. Eles são minha maior inspiração e motivação.

        Em que momento percebeu que suas resenhas estavam conquistando o seu público e que você tinha se tornado uma influencer?

        Acho que até hoje é um pouco difícil me colocar nessa posição de influenciadora. Sempre me vi como amiga daqueles que me seguem e confiam na minha opinião. Sei que ajudo muitas pessoas com meus vídeos. Não só a se tornarem mais cheirosas, mas também a terem mais autoestima, serem mais gentis, mais espiritualizadas e mais felizes no dia a dia. Acho que essa é a minha missão.

        Como é a sua rotina de gravação dos vídeos? Ser influencer hoje é a sua única profissão?

        De formação, sou médica, formada pela Universidade Estadual de Minas Gerais. Atuei em um posto de saúde em 2024, mas concilio isso com minha profissão como influenciadora. Sempre tive uma rotina corrida, dividida entre estudos, gravações, trabalho e publicidades. Atualmente, considero a criação de conteúdo um trabalho.

          Hoje ser influencer se tornou uma profissão. Como você vê o crescimento desse movimento?

          Acho que esse movimento da criação de conteúdo como trabalho, especialmente no Brasil, é muito interessante, não só para as pessoas inseridas nele, mas para o mercado como um todo.

          Tudo o que fazemos ou consumimos hoje em dia checamos nas redes sociais. Se procuramos um hotel, restaurante ou salão, verificamos as avaliações online. Se buscamos um médico, dentista ou fisioterapeuta, também pesquisamos nas redes. E, claro, antes de comprar um produto, seja uma câmera, um perfume ou até uma pasta de dente, conferimos a opinião de outras pessoas. Por isso, acredito que esse movimento só está começando. Somos uma geração que valoriza a troca de experiências que as redes sociais permitem.

            Com tantas opções no mercado, o que você acha essencial para quem está começando a montar sua coleção de perfumes?

            Acho que nunca antes o Brasil e o mundo presenciaram tanta diversidade na perfumaria. Existem perfumes para todos os gostos e bolsos, literalmente. Mas, para quem está começando, eu investiria primeiro em conhecimento. É tão legal entender do que gostamos, quais são as notas de cada perfume, o que é uma pirâmide olfativa, um acorde ou uma família. Perfume é arte, e para apreciar, precisamos entender

              Já sofreu alguma descriminação nas redes sociais? Se sim, como lida com esse tipo de situação?

              As redes sociais, em muitas situações, podem ser um ambiente hostil. Qualquer palavra, dita ou não dita, pode se tornar uma arma contra você. As opiniões contrárias são sempre escancaradas e, muitas vezes, tomam proporções inimagináveis.

              Já passei por situações em que pensei em desistir. Coisas como meu dedo torto da mão esquerda, que eu particularmente acho um charme, já renderam críticas. Mas, diante de tudo o que já passei, o que posso dizer é que tenho um propósito maior. Quero levar não só perfumes para a casa das pessoas, mas também a palavra de Deus. É isso que me faz persistir diante das adversidades.

                Quase todos os influencers lançam um perfume. Isso também está no seus planos? Como seria uma fragrância sua?

                Recentemente, vimos várias marcas na perfumaria surgindo atreladas à imagem de influenciadores, e acho isso incrível. É um mercado lindo e em ascensão.

                Já recebi algumas propostas para criar meu perfume, mas nenhuma ainda que tenha preenchido meu coração. Acredito que virá no momento certo. Quanto à fragrância, penso em algo que reflita minha personalidade.

                Que conselho você daria para quem quer se tornar um influencer e quais os principais desafios que irão enfrentar e quais os prazeres dessa nova profissão no mercado?

                Acredito que o principal é começar, com os recursos que tem e da forma que puder. Vamos nos aperfeiçoando no caminho. Sem dúvidas, para quem tem esse sonho, é uma profissão muito gratificante, que revela oportunidades incríveis. Não é fácil: haverá críticas, e algumas pessoas não vão te apoiar, mas vale a pena. Ajudar as pessoas, arrancar sorrisos e trabalhar com marcas que você admira é algo extraordinário.

                Fotos: Mariana França
                Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
                Supervisão de texto: André Terto
                Arte gráfica e diagramação: Danni Chris