CAPA DO MÊS:
ANASUIL
A DAMA DA PERFUMARIA INTERNACIONAL NO BRASIL
por: SÉRGIO OLIVER

AnaSuil é uma destacada empresária da perfumaria varejista internacional no Brasil, reconhecida por sua visão estratégica e seu papel fundamental no estabelecimento de marcas de perfumes no mercado brasileiro. Com um profundo entendimento do mercado, ela tem trabalhado para consolidar no país diversas marcas e fragrâncias que ressoam com a essência e os desejos dos consumidores brasileiros.
Seu compromisso vai além de simplesmente vender perfumes; AnaSuil continua se dedicando na construção de uma identidade forte para as marcas que representa, e sua liderança e inovação têm sido cruciais para elevar os trabalhos com a perfumaria, contribuindo para que o Brasil se tornasse um player relevante no cenário global.
Agora a filosofia de AnaSuil está centrada na criação de uma conexão emocional entre as marcas e os consumidores, garantindo que cada produto não apenas atenda às expectativas de qualidade e de consumo, mas também conte uma história que ressoe com o estilo de vida e a personalidade dos consumidores brasileiros, e especialmente voltando seus esforços para a perfumaria e nicho.

Antes de se tornar uma empresária no mundo da perfumaria, como era a sua relação com os perfumes?
Eu não tinha contato com a perfumaria internacional, uma vez que a presença desses produtos era limitada no Brasil, praticamente não existiam por aqui. Eu ouvia falar sobre os perfumes e as grandes marcas, porém não tinha experiência direta com as fragrâncias em si.

O que a motivou a trabalhar com perfumes importados e abrir sua primeira loja?
O que nos inspirou a embarcar no mundo dos perfumes importados e inaugurar nossa primeira loja foi o sonho de um jovem casal cheio de aspirações empreendedoras. Em 1984, vimos esse sonho se concretizar com a abertura da loja no Shopping Center Norte. Naquela época, o Brasil ainda não tinha acesso a produtos importados em geral, nem mesmo cartões de crédito internacionais. Inicialmente, focamos em presentes, mas logo percebemos que não era o formato que queríamos seguir.
E assim, em 1989, o Brasil se abriu para os produtos importados, e a perfumaria, com suas grandes marcas, finalmente descobriu nosso país. Gradualmente, passamos a ser convidados a receber essas maravilhosas marcas e seus produtos em nossa pequena loja na zona norte da cidade. Foi um momento emocionante ver a expansão e a diversificação dos nossos produtos, abrindo novas oportunidades para nosso negócio e permitindo oferecer aos nossos clientes o que eles tanto desejavam, além de muito aprendizado.

Como é feita a curadoria dos perfumes que são oferecidos em sua loja? Existe algum critério?
Hoje em dia, a curadoria dos perfumes oferecidos em nossas lojas é feita em parceria com os departamentos de marketing de cada marca, resultando em um processo conjunto. Nossos critérios básicos consideram o perfil de cada loja, seu espaço físico e o perfil do shopping. Após cuidadosa análise de todos esses detalhes, decidimos quais produtos de determinada marca serão apresentados em nossas lojas, garantindo que atendam às expectativas de nossos clientes e ao ambiente de cada espaço.
O grupo Suil é formado por um e-commerce e nove lojas. Fale para os nossos leitores um pouco sobre cada um deles e seus diferenciais.
Nossa empresa, o grupo Suil de perfumaria, compreende um e-commerce e nove lojas distintas, com algumas bandeiras diferentes, essa diferenciação não se dá somente por motivos contratuais, mas principalmente para permitir uma segmentação entre os diversos perfis de marcas que trabalhamos. Dessa forma, conseguimos atender de forma mais precisa às preferências e necessidades dos nossos clientes, oferecendo uma experiência de compra mais personalizada e alinhada com cada perfil de público e de shopping center.

Como a experiência de compras em suas lojas se diferencia das demais no setor?
Hoje em dia, a experiência de compras em nossas lojas se distingue das demais do setor por diversos motivos. Em primeiro lugar, a tradição é um diferencial significativo, já que nossos pontos de venda têm entre 40 e 60 anos de mercado. Além disso, nosso atendimento é personalizado e nossa equipe é sempre muito bem treinada. Oferecemos também embalagens de presente diferenciadas, detalhes que realmente fazem a diferença, especialmente devido ao alto nível de exigência dos nossos consumidores. Estamos constantemente empenhados em proporcionar uma experiência única e memorável para quem visita nossas lojas, e claro tudo isso com apoio de todas as marcas representadas nas nossas lojas.

Na sua opinião, por que a perfumaria de nicho tem crescido tanto no Brasil? O que mudou no gosto dos consumidores brasileiros?
Realmente, tenho percebido um grande aumento no interesse dos nossos consumidores pelo mundo da perfumaria de nicho. Embora ainda exista certo receio devido ao desconhecido e ao investimento envolvido, é inegável que esse mercado está em crescimento.
Acredito que a mudança no gosto dos consumidores brasileiros está relacionada ao desejo de explorar o novo e o diferente. Como as marcas internacionais já têm uma distribuição muito ampla no Brasil, os consumidores mais exigentes buscam por um toque extra de exclusividade e diferenciação, especialmente se falarmos da perfumaria de nicho independente, que eu considero o nicho do nicho a exemplo das marcas Nysos e Akro do renomado perfumista francês Olivier Cresp.
Estou animada em ver essa evolução de interesse e curiosidade em torno da perfumaria de nicho em nosso país e por isso venho estudando bastante sobre ela. Além disso, estou também preparando minhas lojas e o meu time para abrir as portas para as novas e impressionantes coleções privées das grandes marcas internacionais, porque enxergo claramente que elas vão dar a exclusividade que o seleto consumidor busca sem abrir mão da sua marca conhecida e preferida. Para mim pessoalmente neste momento, esse é o caminho, não vejo outro por hora, até porque a perfumaria de nicho não vai aumentar a produção e distribuição, caso contrário deixará de ser nicho.

Como você vê o crescimento da perfumaria árabe no Brasil? Você acha que é só uma tendência ou eles vieram para ficar?
Eu venho compartilhando no meu perfil @anasuil_chiqueseuteis a minha visão de que todos os perfumes, sejam árabes, franceses, italianos, ingleses, brasileiros, americanos, turcos, entre outros, são verdadeiramente ‘Perfumes do Mundo’. Embora os franceses, italianos e americanos sejam os mais conhecidos e tradicionais, acredito que a indústria de perfumaria do Oriente Médio tem um potencial incrível, especialmente se investirem na fixação, porque qualidade das matérias-primas eles tem de sobra. Existem diferentes níveis dentro desse universo perfumístico e, em minha opinião, é essencial haja uma melhoria na identificação de cada marca e não somente nomear todos como “perfumes árabes”, além de segmentar os níveis existentes dentro dessa opulenta perfumaria para que o consumidor possa apreciar toda a diversidade e riqueza dessa perfumaria e cada marca dela ou ao menos ter uma identificação com cada marca e não somente categorizá-la como perfumes árabes.

Você e sua sucessora CarlaSuil se tornaram as influencers do grupo Suil. Como surgiu essa ideia?
Sabe, eu e a minha sucessora CarlaSuil @camelillo não nos vemos como influencers, mas sim como embaixadoras da Redesuil, já que nos dedicamos exclusivamente a falar sobre esse universo. Eu realmente relutei por anos antes de finalmente me lançar neste espaço, e tenho certeza de que muitos de vocês acompanharam essa reclusão. Após tantos anos de estudo e paixão pela perfumaria, fui convencida a compartilhar meu conhecimento da maneira que melhor sei, com a mesma abordagem que uso nas lojas com os meus consumidores e com todo o meu time. Foi e ainda está sendo difícil perder a inibição, mas ao ver e ouvir tanta gente falando da perfumaria de forma inapropriada então resolvi passar um pouco mais de informação com uma conotação mais emocional. Além disso, como a perfumaria de nicho não tem tanta visibilidade midiática, decidi que poderia contribuir de alguma forma para unir essas marcas aos consumidores. E, assim, tomei coragem e decidi embarcar nessa nova jornada. Estou amando cada momento deste trabalho, especialmente por me colocar em contato profundo com a perfumaria, além de me permitir fugir um pouco das tarefas administrativas. Mal posso esperar para ver onde isso tudo vai dar!

Com a crescente concorrência no setor da perfumaria, qual o diferencial do grupo Suil para conquistar a fidelidade dos seus clientes?
Com a competição cada vez mais acirrada na indústria da perfumaria, atualmente eu mesma me pergunto: qual é o diferencial do Grupo Suil para garantir a fidelidade dos nossos clientes? Estamos constantemente batalhando para manter a presença e a relevância das marcas no nosso negócio, pois sabemos que fomos pioneiros aqui no Brasil desde uma época que nenhum grupo de varejo internacional se interessava pelo nosso país e pelos nossos consumidores. Essa trajetória é sustentada pelo nosso padrão de atendimento excepcional, com uma equipe sempre bem treinada e preparada para oferecer a melhor experiência possível. Na verdade, não enxergo nada além do que já fazemos em cada um dos nossos pontos de venda, e é nesse comprometimento diário que deposito toda a nossa confiança e dedicação e seguindo atendendo diversas gerações.
O que podemos esperar de novidades do grupo Suil para este ano?
Estou ansiosa para contar, mas ainda não posso detalhar, mas tenho uma novidade que está me deixando animadíssima, depois de mais de um ano entre idas e vindas, finalmente a maravilhosa marca italiana de make-up Pupa desembarcou no Brasil. Tanto a marca e sua distribuidora atenderam o meu pedido e prontamente as negociações começaram e ainda no final desse mês a marca já estará disponível nas minhas lojas e em várias no Brasil inteiro. Tenho certeza de que será um sucesso. Estou bastante feliz em poder compartilhar essa novidade com vocês e tenho certeza de que será um marco para nossos negócios. Agradeço a todos pelo apoio e confiança.


Fotos: Renan Ramos
Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
Supervisão de texto: André Terto
Arte gráfica e diagramação: Danni Chris

