CAPA DO MÊS:
Alídio Alcântara 
Tudo tem seu tempo
por: Sérgio Oliver

Se você sonha em ter o seu próprio negócio, nesta entrevista exclusiva, o fundador da marca que conquistou o Brasil, a Tropical Aromas, nos conta a sua trajetória profissional, vai te inspirar e mostrar que, com foco, determinação, atitude e muita força de vontade você chega aonde quiser sem nunca se esquecer que tudo tem seu tempo!

Você tem uma história de vida inspiradora e sabemos que começou a trabalhar muito cedo. Conte para nossos leitores sobre esse momento de sua vida.
Eu vim do estado da Bahia para São Paulo com uns 11, 12 anos de idade – a mesma idade que o meu filho Douglas tem hoje – e eu saía vendendo de porta em porta um desinfetante que meu tio fazia. Então, desde cedo sempre me interessei por essa área de indústria e fabricação de produtos.

De onde vem o seu talento para vendas?
Minha mãe e meu pai sempre foram bons comerciantes: eles tinham um restaurante no litoral da Bahia, na cidade de Prado, e, ali, eu via meu pai recebendo o pessoal que chegava na porta do restaurante. Ele cativava as pessoas com seu gesto, e as pessoas gostavam dele. Ele tinha uma facilidade para as vendas muito grande. Ele e minha mãe sempre foram bons vendedores, e eu peguei deles essa técnica e habilidade. Eu sou muito grato ao meu pai e à minha mãe por me ensinarem um pouquinho de como vender desde cedo. Aprendi bastante com eles.

Alídio e sua esposa, Gabriela Alcântara

Sabemos que vender de porta em porta não é um trabalho fácil. Como era isso para um adolescente? Você sempre foi uma criança já preocupada em seus objetivos?
Desde criança, eu já me preocupava com tudo isso. Infelizmente, meus pais eram viciados em drogas, e eu via o trabalho como uma responsabilidade que eu tinha que levar comigo desde cedo: enquanto criança e adolescente, eu tinha a preocupação de focar nesse ramo que era a única coisa que eu conseguia fazer de melhor e desenvolver um trabalho para dar uma qualidade de vida melhor para eu poder ajudar minha família no futuro. Então, eu já vinha pensando um pouco à frente em como eu poderia ajudar a minha família e me ajudar. Desde criança, sempre me preocupei com tudo isso.

Quem fabricava os produtos de limpeza para você vender? E você tinha uma meta de vendas por dia?
Quem fabricava os produtos, no início, era minha mãe. Ela me ajudava, meu tio Tonho que nos ensinou a técnica e, com o passar o tempo, eu consegui aprender como fazia e comecei a desenvolver um trabalho legal com os produtos – eu só fabricava desinfetante, enquanto o detergente, dentre outros produtos da linha, eu comprava já pronto. Quanto a metas (risos), eu não as tinha, mas eu contava com a garra para poder ver quanto eu ia conseguir vender no dia, e muita gente ajudava. Como eu era um moleque meio franzino, magrelo, trabalhando ali na rua, muitas pessoas acabavam ajudando, e eu conseguia um “dinheirinho”. Não era muito, mas dava para poder continuar o negócio.

Em que momento da sua vida resolveu montar seu próprio negócio?
Eu acho que não teve um momento específico. Como eu nunca trabalhei para ninguém, acabei cultivando em mim esse sentimento de ter o meu próprio negócio. Desde criança, sempre me dediquei a essa área. E hoje, aos 39 anos de idade, dos quais mais de 26 anos eu tenho dedicado a esse segmento. É comum eu ouvir das pessoas que eu sou novo e me perguntam como consegui chegar tão longe com a idade que eu tenho.

Como foi esse processo de transição dos produtos de limpeza para produtos de aromatização?
Eu tinha um concorrente na Praia Grande, era uma empresa que fabricava alguns produtos de limpeza e começou a fabricar alguns cheirinhos para ambiente que apelidamos de “olinho” perfumado. Os clientes vinham até mim e perguntavam se eu tinha interesse em fabricar aquele produto porque eles o usavam bastante. Só que eu sempre fui um cara que gostava de pegar no pesado, de fazer produto de limpeza, carregar bombona, carregar caminhão e eu via aquilo ali como um trabalho que não ia trazer resultado para mim, então eu passei para um amigo que acabou demorando um pouco para desenvolver um trabalho legal. Eu fiquei insistindo para começar esse negócio. Foi só então que ele tomou coragem e deu o passo inicial. No entanto, depois de um tempo, ele acabou se estressando com o negócio. Eu tive a oportunidade de ver que era algo legal e acabei entrando para o mundo dos aromatizantes.

Conte para os nossos leitores o porquê da escolha do nome Tropical Aromas para sua empresa.
Eu sempre fui um cara muito ligado à praia e ao clima tropical de nosso país. Sempre vivi na praia, no litoral, então eu queria um nome ligado a nossa cultura e ao nosso ambiente aqui do Brasil. Eu estava pensando em um nome da região da Bahia chamado Trancoso e seria Trancoso Aromas, mas a Gaby sugeriu Tropical Aromas. Ela disse: por que não Tropical Aromas? Gostei da ideia e a família dela que também nos acompanhava aprovou o nome e ficou Tropical Aromas, que hoje é esse sucesso conhecido nacionalmente.

Qual foi o primeiro produto criado pela Tropical Aromas?
O primeiro produto foi um difusor de aromas, só tinhas as varetinhas, um durex, tampa de alumínio e um único código de barras para 10 aromas.

Você participa de todos os processos de criação dos produtos, desde as fragrâncias a embalagens? Gostaria que nos contasse um pouco sobre esse momento.
Aqui na empresa, eu sempre me envolvi em todos os produtos, mas temos um comitê. A Gabi, entre outras pessoas, também ajudam na escolha da fragrância. Embora tenhamos esse grupo de pessoas que me dizem o que acharam de tudo, sempre estou participando de todo o processo, desde a escolha da embalagem, da tampa ao tipo de rótulo que vamos usar. Eu sempre fui muito crítico nisso,  sempre procurei fazer o melhor. O foco da Tropical é trazer um produto de alto padrão com boa qualidade e preço popular.

A Tropical Aromas é bem conhecida por ter produtos com uma excelente qualidade e ótimos preços. Esse sempre foi o propósito da sua empresa?
Sempre foi o propósito da Tropical Aromas ter produtos de qualidade, elegantes e sempre procurando as melhores embalagens, as melhores fragrâncias e produtos acessíveis para todas as pessoas. Hoje, graças à Tropical Aromas todas as pessoas conseguem ter em casa um difusor de ambiente ou um odorizador de tecidos. São produtos muito bons! A gente sempre se preocupou com a qualidade do produto, elegância e valores bem atrativos. Essa sempre foi a nossa pegada.

Quantos produtos a marca tem em seu portfólio e qual seria seu “carro chefe de vendas”?
Hoje a Tropical Aromas conta com quase 500 sku dentro da linha da tropical e os nossos líderes de vendas, que são os difusores de ambiente de 250ml.

Além do site, onde os leitores da Revista Olfato que não conhecem os produtos da Tropical Aromas podem encontrar mais informações?
Nós temos nossa loja online e estamos nos marketplaces e Shopee, entre outro. Hoje somos líderes na parte de utilidade doméstica e também estamos em supermercados e perfumarias, além de outros lugares.

O que podemos esperar de novidades que a marca tem para este final de ano? Já pode contar alguma para 2024?
Nós da Tropical Aromas temos um planejamento interno de lançamentos.  Ainda este ano, lançaremos um refil para umidificador de ambiente. Agora, as novidades para o ano que vem são segredinhos… (risos)

Qual o conselho que você, Alidio, daria para quem está sonhando em montar sua própria empresa?
Eu diria que o primeiro passo é acreditar! Você vai errar muitas vezes, vai desanimar e vai ter vários críticos de plantão para desestimulá-lo! Realmente, não é fácil gerir uma empresa. O começo é muito difícil, e  você vai se perguntar toda vez se tem capacidade ou não para poder conseguir ir até o fim, mas você precisa ter perseverança, pois o sucesso não acontece de uma hora para outra. Com certeza,  aparecerão muitas pessoas durante esse processo para ajudá-lo. Pessoas boas que são anjos que Deus coloca na nossa vida e que acabam dando nos orientações e sugestões.  Não desista de  abrir seu próprio negócio, comece pequeno para você poder entender o passo a passo. Hoje, eu entendo todos os setores da empresa. Enfim, o importante é você começar: não tenha medo, vai para cima, sonhe, encare e realize!

Fotos: Gian Cipolla
Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
Supervisão de texto: André Terto
Arte gráfica e diagramação: Danni Chris