CAPA DO MÊS:
ALFREDO DEL VIGNA
hÁ 28 ANOS CRIANDO MEMÓRIAS PARA OS BRASILEIROS
por: Sérgio Oliver

A infância de Alfredo del Vigna já dava indícios de qual profissão escolheria no futuro. Foi um longo caminho para se tornar um perfumista e fundador da sua Casa de fragrâncias, mas, com muito estudo, foco e dedicação e sem nunca deixar de acreditar em seu sonho, hoje, sua empresa genuinamente brasileira, como ele mesmo tem orgulho de dizer, a Aromaty, comemora 28 anos.

Nesta entrevista exclusiva, você vai se inspirar com essa trajetória de sucesso!

Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória profissional e nos diga qual era a sua profissão antes de ter sua casa de fragrâncias.

Sou de família italiana, originária da região de Florença, na Toscana. Estudei Administração de Empresas e cursei Direito na PUC-SP. Sou Químico Industrial, e minha família atua no ramo metalúrgico. Minha primeira profissão foi como administrador de empresas. Na minha infância, entre as flores do jardim da casa que minha mãe, D. Aurora, cultivava, eu colhia as pétalas e as macerava com álcool da caixa de primeiros-socorros, criando alguns perfumes simples para minhas duas irmãs: Angela e Ana Lúcia.

Em que momento da sua vida você decidiu trabalhar com fragrâncias e por quê?

Fui gerente geral de uma empresa nacional que produzia uma extensa linha de produtos químicos, incluindo fragrâncias. No entanto, esse departamento era marginalizado. Revivendo a antiga paixão de infância pelos perfumes, adquiri os direitos e o acervo desse departamento.

O que o motivou a fundar uma casa de fragrâncias e quais foram os principais desafios enfrentados para realizar esse desejo?

Com esse acervo recém-adquirido, decidi produzir exclusivamente fragrâncias em uma pequena planta industrial em minha propriedade em Cajamar, São Paulo, que na época possuía 400m². Ao iniciar as operações, surgiu a primeira dificuldade: a maioria das formulações do acervo adquirido não era comercial e não correspondia ao padrão olfativo desejado pelos potenciais clientes. Como alguém da área administrativa, sem experiência no campo criativo, onde eu poderia encontrar um perfumista há 28 anos?

Após uma busca exaustiva, encontrei uma perfumista francesa que estava de saída do Brasil e de uma multinacional, mas que precisava aguardar mais dois anos até a formatura de seu filho para se transferir para o exterior. Bingo! Contratamos um curso in company e, durante esses dois anos, fui treinado nas técnicas básicas e avançadas de todos os níveis da perfumaria.

A partir desse momento, o mundo se abriu.

Como foi o processo de escolha do nome da casa de fragrâncias e o porquê da escolha “Aromaty”?

Na ocasião inicial, buscava um nome alusivo. Eu me deparei com a imagem de um belo cesto de variadas frutas, flores e especiarias. Pareceu-me sentir o aroma. Pensei que esse seria um bom nome, mas aroma para quem? Naturalmente, seria aroma para todos. “Aroma para ti” resultou em AROMATY! AROMATY voltada inteiramente para “TY”.

Para que nossos leitores e futuros clientes entendam, quais os serviços oferecidos pela Aromaty Fragrances?

Nossa expertise se apresenta fortemente nas fragrâncias para perfumaria fina de nível global, perfumaria de nicho e cosmética tecnologicamente avançada. Também atuamos em alguns segmentos específicos com a mesma abordagem e qualidade da perfumaria superior.

Além de CEO e fundador, você também é perfumista. De onde vem a sua formação e paixão por esse universo?

Como sabem, minha formação como perfumista foi IN HOUSE, porém a carreira deste profissional sempre será extremamente dinâmica e desafiadora. A própria evolução dos conceitos sociais, suas flutuações, percepções e sentimentos, tudo que ocorre de significativo na vida do tecido social, interfere na percepção do público-alvo e em suas preferências de cada época. Desta forma, é extremamente apaixonante desvendar esses insondáveis mistérios da sensibilidade coletiva para os ‘sucessos da perfumaria’ e torná-los em realidade palpável na fragrância oferecida ao produto final.

A Aromaty vem crescendo a cada ano dentro de um setor supercompetitivo. Para você, qual o diferencial da casa para conseguir tanto destaque?

Profissionalismo em grau máximo, sensibilidade às necessidades do mercado, atenção total a cada projeto, qualidade inalterada das entregas ao longo dos contratos. Simplificar a vida do cliente, facilitando todas as etapas. AROMATY sempre servindo como base e extensão da estrutura do cliente em sua trajetória.

Como Perfumista, qual foi sua primeira criação e como foi essa experiência?

A primeira criação que me encantou foi ‘ENCHANTED GARDEN’ para ambientadores em aerossol, que recriava a magia olfativa de um belíssimo jardim com inúmeras flores e plantas aromáticas ao cair da tarde, com seu suave frescor e mistérios a desvendar.

A Aromaty completou, em março, 28 anos. Como você vê toda essa jornada e qual o seu sentimento em ter chegado até aqui?

Na verdade, nem percebi o tempo passar, uma jornada impressionante até mesmo para eu avaliar em retrospectiva. Iniciamos em 400m² com o sonho de construir uma casa de fragrâncias há longos 28 anos. Apoiados no reconhecimento de nossos amigos e clientes, hoje operamos em 40.000m², com o sonho de sermos considerados pelo mercado como: ‘A MELHOR CASA DE FRAGRÂNCIAS GENUINAMENTE BRASILEIRA’. Nunca desista de seus bons sonhos.

São 28 anos perfumando o Brasil e que venham muitos outros mais por aí! Se puder revelar, quais são seus novos objetivos para os próximos anos?

Nós precisamos consolidar os progressos que já alcançamos, continuar a expansão do nosso parque tecnológico e da estrutura física, consolidar as parcerias firmadas ao redor do globo e, principalmente, atuar positivamente no progresso e sucesso de nossos clientes. E o segredo maior: queremos ser considerados pelo mercado como a melhor casa de fragrâncias genuinamente brasileira.

Fotos: Cynthia Zilman
Publisher e Diretor Criativo: Sérgio Oliver
Supervisão de texto: André Terto
Arte gráfica e diagramação: Danni Chris